Pesquisar no blog

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Sobre o ensino teológico e a proposta do IALTH


Existem basicamente DUAS modalidades de ENSINO TEOLÓGICO:
A primeira é a que se tornou mais comum: a teologia voltada à "formação de obreiros". Esta é a modalidade predominante em seminários (principalmente os confessionais), escolas de teologia, etc. Nestes, algumas disciplinas são específicas, variando inclusive entre as instituições. Vc pode encontrar disciplinas tão peculiares como "Prática do Aconselhamento", "Evangelização Urbana", "Vida e Ensino do Missionário" dentre outras, as quais são APLICAÇÕES previstas no modelo curricular dessas determinadas instituições. Em algumas das tais, o rigor a acadêmico por vezes cede espaço para a aplicação da fundamentação teórica, uma vez que o objetivo institucional NÃO é a formação de acadêmicos, mas de obreiros (pastores, missionários, evangelistas, etc).

A segunda modalidade, menos comum no meio evangelical, mas crescente, dada a demanda da necessidade de informação, é a que privilegia a fundamentação teórica da teologia e cujo objetivo é mais especificamente a "formação de teólogos". Institutos, escolas e faculdades teológicas têm crescido Brasil afora para preencher uma lacuna, que ainda é muito considerável em nosso meio. As nossas entidades de formação teológicas ainda são um tanto escassas, embora a demanda pelas mesmas tenha aumentado exponencialmente nos últimos anos. Cada vez mais pessoas buscam uma formação teológica sólida, baseada em pesquisa acadêmica séria, com uma abrangência interdisciplinar que atenda às exigências e demandas do modelo educacional contemporâneo, o qual tem se notabilizado pela formação intra e transdisciplinar.

O QUE É O IALTH?

É com base nesta segunda modalidade de educação teológica que foi criado o IALTH: INSTITUTO ALIANÇA DE LINGUÍSTICA, TEOLOGIA E HUMANIDADES, com sede em Cidade Universitária (ao lado da IEVCA - Igreja Evangélica Aliança). O IALTH, contudo, no que se refere à Teologia e às demais disciplinas em que nele são ministradas, é mais um MODELO que um espaço físico. Intencionando expansão e parceria com outras instituições, eclesiásticas ou não, o IALTH surge com a proposta de, em se tratando de Teologia, ofertar um curso com rigor acadêmico, voltado à pesquisa e por isso investindo no modelo semi-presencial, não abrindo mão de fomentar entre os alunos uma atmosfera genuinamente cristã, respeitosa e operosa no que concerne ao incentivo contínuo acerca de todos os benefícios que uma sólida formação teológica pode proporcionar, inclusive à vida eclesial ministerial.

O modelo pedagógico curricular do IALTH foi criado para atender as demandas de um crescente público que quer ter informação + formação, e que não dispõe de tempo para aulas presenciais todas as manhãs ou noites; mas que entende a necessidade de disciplinar seu tempo para aproveitá-lo melhor com pesquisa séria, rigor na organização dos dados obtidos em classe e nas leituras, com o propósito de que, ao final, o estudo tenha valido como formador de uma visão holística, isto é, geral das especificidades e demandas do estudo teológico contemporâneo.

ALGUNS DOS PROFESSORES DO IALTH:

Pr. e prof. Artur Eduardo
Pós grad. em Doc do Ensino Superior. Mestre em Filosofia [UFPE]. Doutor em Teologia [FATEM] e é Doutorando em Filosofia [UFPE]. Coordenador das Convalidações do Pólo IALTH - FATIN. Diretor presidente do IALTH.

Prof. Jackson Souza 
Pós Graduado em Docência em Filosofia e Sociologia pelo Instituto Salesiano de Filosofia [INSAF]. Pós Graduando em Teologia Exegética AT e NT pelo Seminário Presbiteriano do Norte [SPN]. Diretor adjunto do IALTH.

Pr. e prof. Mário Félix 
Mestre em Teologia [FATEBOM]. Foi por anos o Capelão do Seminário Teológico Pentecostal do NE.

Prof. Henrique Soares 
Mestrando em Teologia [MINTS - USA]. Secretário das Convalidações do Pólo IALTH - FATIN.

VENHA ESTUDAR TEOLOGIA NO IALTH!! Rua Odon Rodrigues de Moraes Rego, 20 - Anexo, Cidade Universitária, Recife (PE).

MATÉRIAS TRIMESTRAIS. SISTEMA SEMI-PRESENCIAL (AULAS DOIS DIAS POR SEMANA E UM SÁBADO POR MÊS). #CURSO #RECONHECIDO #PELO #MEC (PARCERIA COM A FATIN - UFPE - UNINTER).

Ligue e se informe sobre nossos cursos. Auxiliaremos no que estiver ao nosso alcance:

(081) 98796-2843 - Fátima Pena, secretária geral.
(081) 98834-8016 - Henrique Soares, secretário das convalidações, das pós-graduações e professor.

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!