Pesquisar no blog

domingo, 25 de novembro de 2007

"Não oferecerei a Deus sacríficos qua não me custem nada" - 2 Sm. 24:24

A ESSÊNCIA DOS HOLOCAUSTOS (SACRIFÍCIOS) PRATICADOS AO SENHOR DEUS

Por Luiz Cláudio Montanini
Adapatado por Artur Eduardo

"Quando o Senhor teu Deus te introduzir na terra, a qual passas a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus e os cananeus, e os ferezeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; e o Senhor teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; nem contrairás matrimônio com os filhos dessas nações(...) pois elas fariam desviar teus filhos de mim, para que servissem a outros deuses; e a ira do Senhor se acenderia contra vós outros e depressa vos destruiria". (Dt 7:1-4).

Embora Deus dissesse ao povo de Israel para não fazer alianças com os moradores nativos da terra prometida, mas ao contrário, que derrubassem seus altares (Jz 2:2), o povo insistiu na desobediência. O resultado é a grande mistura que vemos hoje nas três áreas de maior interesse para Deus: Israel e palestinos; Igreja e mundo; o cristão e o pecado. Em todos estes casos os inimigos do homem continuam sendo os da sua própria casa. Israel tolerou a presença dos inimigos dentro de suas terras e acabou contaminado por eles (até hoje os judeus sofrem as conseqüências, como se verifica pelos noticiários a respeito dos conflitos na Palestina); boa parte da igreja condescende com os princípios do mundo e o cristão, não raro, desiste de lutar contra o pecado nas áreas as quais há anos não alcança vitória e passa a conviver internamente com aquele corpo estranho e zombador.
É um pecado arraigado há tanto tempo que transmite a impressão de que jamais será vencido. Toda vez que a pessoa tenta vencê-lo, ouve a zombaria dos inimigos interiores. "O quê? Estamos aqui há tanto tempo... nossa convivência é amigável, e mesmo que tente você não conseguirá nos tirar daqui. Estamos num lugar alto, somos fortes, você é fraco... ". (2 Sm 5:6) Esses são como jebuseus na vida do homem. Em todas as vezes que aparecem na Bíblia como inimigos, são relacionados em último lugar. Parecem ser os mais discretos e inofensivos. Entretanto, são os mais difíceis de serem vencidos.Os jebuseus mantiveram-se arraigados em Jebus (Jerusalém), mesmo durante a conquista de Canaã pelos israelitas. E ali ficaram, por 250 anos: "Não puderam, porém, os filhos de Judá expulsar os jebuseus que habitavam em Jerusalém; assim, habitam os jebuseus com os filhos de Judá em Jerusalém até ao dia de hoje". Js 15:63; "Porém os filhos de Benjamim não expulsaram os jebuseus que habitavam em Jerusalém; antes, os jebuseus habitam com os filhos de Benjamim em Jerusalém, até ao dia de hojej é dia de relembrar quem éramos, de o nde viemos... e como, em Cristo Jesus: z 1:21

Ficaram por ali. O tempo foi passando, a convivência parecia no princípio até amistosa, mas se revelou um verdadeiro terror. O mal que habitava no coração do homem passou a fazer mais exigências. É como a história do cristão que achou um ovo, guardou-o pensando ser de alguma bela ave, mas, depois de chocado, quando nasceu, descobriu que o filhote era uma cobrinha. Novinha, ainda, parecia inofensiva. E ela se tornou seu bichinho de estimação. O final da história é fácil de imaginar. A cobrinha foi crescendo, passou a envolver sempre mais o seu dono, a exigir sempre maior atenção e, quando se deu conta, a cobra havia se tornado maior e mais poderosa que seu próprio dono. A antiga serpente havia se transformado no dragão, de tanto alimentar-se do pó da terra, isto é, de carne, da carnalidade. No caso dos jebuseus eles foram ficando... até serem expulsos por Davi, uma figura de Cristo. Como Davi tratou com os jebuseus:


Pela fé na Palavra de Deus
Embora o inimigo tentasse mostrar a inutilidade da luta de Davi, Joabe e seus homens entraram com valentia em sua fortaleza e a tomaram. Os relatos aparecem em 2 Sm 5:6-9 e 1 Cr 11:4-9: "Partiu o rei com os seus homens para Jerusalém, contra os jebuseus que habitavam naquela terra e que disseram a Davi: Não entrarás aqui, porque os cegos e os coxos te repelirão, como quem diz:Davi não entrará neste lugar. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Davi, naquele dia, mandou dizer: Todo o que está disposto a ferir os jebuseus suba pelo canal subterrâneo e fira os cegos e os coxos, a quem a alma de Davi aborrece. (Por isso, se diz: Nem cego nem coxo entrará na casa). Assim, habitou Davi na fortaleza e lhe chamou a Cidade de Davi; foi edificando em redor, desde Milo e para dentro". Partiu Davi e todo o Israel para Jerusalém, que é Jebus, porque ali estavam os jebuseus que habitavam naquela terra. Disseram os moradores de Jebus a Davi: Tu não entrarás aqui. Porém Davi tomou a fortaleza de Sião; esta é a Cidade de Davi. Porque disse Davi: Qualquer que primeiro ferir os jebuseus será chefe e comandante. Então, Joabe, filho de Zeruia, subiu primeiro e foi feito chefe". Assim, habitou Davi na fortaleza, pelo que se chamou a Cidade de Davi. E foi edificando a cidade em redor, desde Milo, completando o circuito; e Joabe renovou o resto da cidade" (1 Cr 11:4-9b).


Pela firme decisão de não fazer concessões
"Estendendo, pois, o Anjo do SENHOR a mão sobre Jerusalém, para a destruir, arrependeu-se o SENHOR do mal e disse ao Anjo que fazia a destruição entre o povo: Basta, retira a mão. O Anjo estava junto à eira de Araúna, o jebuseu. Vendo Davi ao Anjo que feria o povo, falou ao SENHOR e disse: Eu é que pequei, eu é que procedi perversamente; porém estas ovelhas que fizeram? Seja, pois, a tua mão contra mim e contra a casa de meu pai. Naquele mesmo dia, veio Gade ter com Davi e lhe disse: Sobe, levanta ao SENHOR um altar na eira de Araúna, o jebuseu.Davi subiu segundo a palavra de Gade, como o SENHOR lhe havia ordenado. Olhou Araúna do alto e, vendo que vinham para ele o rei e os seus homens, saiu e se inclinou diante do rei, com o rosto em terra. E perguntou: Por que vem o rei, meu senhor, ao seu servo? Respondeu Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que cesse a praga de sobre o povo.Então, disse Araúna a Davi: Tome e ofereça o rei, meu senhor, o que bem lhe parecer; eis aí os bois para o holocausto, e os trilhos, e a apeiragem dos bois para a lenha.Tudo isto, ó rei, Araúna oferece ao rei; e ajuntou: Que o SENHOR, teu Deus, te seja propício. Porém o rei disse a Araúna: Não, mas eu to comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao SENHOR, meu Deus, holocaustos que não me custem nada. Assim, Davi comprou a eira e pelos bois pagou cinqüenta siclos de prata.Edificou ali Davi ao SENHOR um altar e apresentou holocaustos e ofertas pacíficas. Assim, o SENHOR se tornou favorável para com a terra, e a praga cessou de sobre Israel" (2Sm 24:16-25).

Araúna significa "firme". Ele olhou do alto e correu em direção ao rei. É também uma figura do espírito religioso. Ofereceu o lugar gratuitamente para o rei. Imaginava que o rei faria o sacrifício e iria embora. Caso Davi tivesse aceitado a proposta, ele ainda permaneceria no lugar alto. A terra ainda seria sua. Em outras palavras, caso fosse para nós, hoje, o jebuseu estaria dizendo mais ou menos o seguinte: "Não seja tão radical, Não, continue indo aos cultos, não falte às reuniões, dê o dízimo... mas não se preocupe em oferecer toda a sua vida a Deus. Não é preciso limpar totalmente o coração. Você vai continuar sendo rei e sacerdote da mesma maneira... Veja a lua, ela sempre teve o lado escuro.Veja a criação, há o dia, mas também existe a noite. O bem e o mal fazem parte da natureza humana. Você jamais vai conseguir clarear totalmente sua vida ou limpar totalmente seu coração. Desista... Vamos continuar nesta parceria amigável...". Todas as vezes em que tentamos sair à luta contra o Diabo, ele, que conhece seu pequeno poder de fogo quando comparado a Cristo, tenta nos dissuadir por meio do engano. Procura fazer-nos desistir ou procrastinar. Deixar para outro dia. E o resultado é uma seqüência infinita de adiamentos: "Amanhã vou deixar de fumar, amanhã começo meu regime"... e por aí vai. Davi foi enfático. Disse NÃO. Eu pagarei o preço. Não farei cortesia com o chapéu alheio. Não oferecei a Deus sacrifício que não me custe nada. Estes jebuseus (figuras de demônios) insistiam em permanecer no lugar mais alto do coração do homem. Estavam arraigados. "Aqui não entram, estamos há tanto tempo...". É uma figura da insistência do mal em nós. Sua expulsão é sempre progressiva, `de fé em fé´.

Deus ia tirando os inimigos aos poucos, para que não fossem mortos pelos animais. O caminho do justo é mesmo como a luz da aurora, que brilha num crescente. E também uma guerra. A cada batalha, mais e mais territórios do nosso coração são conquistados para Deus. "O SENHOR, teu Deus, lançará fora estas nações, pouco a pouco, de diante de ti; não poderás destruí-las todas de pronto, para que as feras do campo se não multipliquem contra ti. Mas o SENHOR, teu Deus, tas entregará e lhes infligirá grande confusão, até que sejam destruídas" (Dt 7:22-23). A primeira providência de Davi como rei foi expulsar os jebuseus de Jebus, tomar sua fortaleza e transformá-la na cidade de Davi. Davi habitou na fortaleza, usou as próprias instalações do inimigo, ficou no alto, desalojou-os, acima de todo principado e potestades. O Diabo, (irmãos), é servo. Salomão, filho de Davi, transformou os jebuseus em servos: "Quanto a todo o povo que restou dos amorreus, heteus, ferezeus, heveus e jebuseus, e que não eram dos filhos de Israel, a seus filhos, que restaram depois deles na terra, os quais os filhos de Israel não puderam destruir totalmente, a esses fez Salomão trabalhadores forçados, até hoje" (1Rs 9:20).

Fonte: Jornal Hoje (Evangélico) - A Igreja em Ação.
Texto: "Não oferecerei a Deus sacrifícios que não me custem nada"

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Cláudio Corgozinho disse...

Belíssima Palavra, Pastor! Fique na paz do nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo!

Pr. Cláudio Corgozinho
Advogado, Consultor em Finanças Pessoais e
Oportunidades de Negócios, Life & Executive Coach.
claudiocorgozinho.com
consultyconsultoriajuridica.com
pastor.claudiocorgozinho.com
maisdinheironoseubolso.com
classificados.maisdinheironoseubolso.com
leiloes.maisdinheironoseubolso.com
proudlyhost.com
bytebasico.com
clansatwars.com
games.clansatwars.com

Ofertas Exclusivas!!!!