Os resultados apontam que a prática é mais comum entre as meninas do que entre os rapazes. Entre os adolescentes que cometem a autoflagelação, 73% afirmaram que se cortam, 48% disseram que dão socos em si mesmo, 14% provocam queimaduras e 10% admitiram ingerir substâncias venenosas.
Segundo a pesquisa, entre as principais razões citadas pelos jovens, 43% afirmaram que cometem o autoflagelo porque se sentem deprimidos, 17% porque se sentem nervosos, 10% responsabilizaram problemas de relacionamento e outros 10% culparam o estresse.
Preocupação
A pesquisa sobre o número de jovens que cometem autoflagelo é divulgada um dia depois de uma outra sondagem, realizada pela ONG Children's Society, sobre a saúde mental dos adolescentes britânicos. O levantamento indica que 27% dos jovens com idade entre 14 e 16 anos sentem-se deprimidos com freqüência.
De acordo com o psiquiatra David Kingsley, que trabalha no hospital Cheadle Royal, que oferece serviços para adolescentes com problemas de saúde mental, a pesquisa ressalta o autoflagelo como um problema crescente entre os jovens.
Segundo ele, muitos dos adolescentes que se autoflagelam não teriam a intenção de suicidar-se.
"Trata-se de um modo de tentar aliviar a dor emocional", disse. "No entanto, esse alívio é apenas temporário e não trata das questões por trás dos machucados", comentou.
Kingsley ressalta a importância de oferecer ajuda aos jovens que sofrem de problemas de saúde mental. "Muitos adolescentes que se autoflagelam mantém isso em segredo, pois temem a reação das pessoas. Eles precisam ser levados a sério e temos que oferecer a ajuda necessária", disse.
"Precisamos nos perguntar quais elementos da vida moderna estariam causando tanto estresse para nossos jovens", afirmou o psiquiatra.
Fonte: BBC
NOTA: "Os motivos"?... O materialismo e a apatia, cada vez mais crescentes entre os povos da Europa, que os levam ao desespero e à depressão profundos (dados indicam que os mesmos estão inseridos nos mais elevados índices de suicidios, no mundo). Como vi em um filme, "eles (europeus) são como pedras seixo em uma fonte: a pedra por dentro está seca, mesmo estando na fonte há seculos. Os europeus convivem com o cristianismo há séculos, permeando-os, contudo o cristianismo parece não ter entrado em seus corações, verdadeiramente. ".Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário