Pesquisar no blog

segunda-feira, 30 de junho de 2008

A espiritualidade cai a níveis alarmantes, na Holanda

O RETRATO DA DECADÊNCIA ESPIRITUAL NA HOLANDA: SÓ 20% DOS NOVE MILHÕES DE CRENTES DAQUELE PAÍS VÃO APENAS UMA VEZ À IGREJA, SEMANALMENTE. RESULTADO: ESTIMA-SE QUE, NOS PRÓXIMOS DEZ ANOS, 1200 DAS 4000 IGREJAS FECHEM AS PORTAS



Está em curso um movimento maciço de fechamento de igrejas na Holanda. Nos próximos dez anos um quarto das igrejas e monastérios desaparecerão. De acordo com informações do site Mannna-Vandaag (http://www.manna-vandaag.nl/) estima-se que 1200 das 4000 igrejas e 130 dos 150 monastérios do país fechem as portas.

Um simpósio realizado na semana passada na cidade holandesa de Utrecht, que contou com a participação de autoridades governamentais e políticos, discutiu o futuro desses locais que abrigam cerca de 200 mil objetos de arte.

As informações surgiram dias depois da divulgação de estatísticas oficiais dos Países Baixos dando conta que só 20% dos nove milhões de crentes holandeses vão pelo menos uma vez por semana a uma igreja, mesquita ou outro ajuntamento religioso.

Dos três grupos principais de crentes, católicos romanos, protestantes e muçulmanos, os protestantes são mais "fiéis", segundo o relatório. Quase um terço deles freqüenta a igreja pelo menos uma vez por semana.

Só 27% dos muçulmanos holandeses vão à mesquita todas as semanas. Católicos são os menos entusiásticos, com aparentemente só 7% indo à missa no domingo. Cerca de 57% disseram que nunca ou raramente vão a uma missa dominical.

Fonte: VINACC

NOTA: O secularismo holandês é notório. As implicações sócio-culturais já se fazem observar: em nome de um multiculturalismo que denigre o passado cristão daquele país, a Holanda é hoje conhecida como "bordel da Europa", "boca de fumo européia", "paraíso da prostituição" etc. Há uma luta silenciosa para se conter o avanço exacerbado da amoralidade, que crassa o país, mas sem sucesso. E a Igreja, "coluna e baluarte da verdade", cambaleia pela rua, como um bêbado (Isaías 59). O resultado do esfriamento e da impenitência: crentes exclusivamente "domingueiros", e completamente sem qualquer tipo de vida espiritual. Ore por missões naquele país.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!