Pesquisar no blog

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Efeitos da crise mundial

EFEITO IMPRESSIONANTE DA CRISE MUNDIAL: NA ESPANHA, 1,2 MIL PESSOAS ESTÃO PERDENDO O EMPREGO POR DIA!




Em meio à crise financeira que afeta os mercados globais, o desemprego é a principal preocupação dos espanhóis. A cada dia, em média 1.250 pessoas são demitidas e apenas nos últimos dois meses 80% do total de empregos criados em 2007 já foram eliminados. No total, o país já tem 2,6 milhões de desempregados – o que representa 11% da população ativa.

Esses dados colocam a Espanha como o país da União Européia com maior índice de desemprego e pior perspectiva para 2009. Estimativas divulgadas pela Comissão Européia de Economia e instituições financeiras indicam que no próximo ano o índice de desemprego pode chegar aos 14%, com cerca de 3,5 milhões de trabalhadores na rua.

Preocupante
"São dados muito preocupantes. Mesmo que continuemos a criar empregos, não há formas de absorver o crescimento da população ativa", explicou à BBC Brasil a assessoria de imprensa da Secretaria Geral de Emprego da Espanha. Em apenas um ano, a taxa de desemprego passou de 8,3% para 11,3% na Espanha, enquanto a média na União Européia é de 7,5%.

O governo culpa a crise mundial, que atingiu especialmente o setor da construção civil pelo aumento do desemprego. Essa atividade chegou a empregar 20% da população ativa e já representou quase 18% do Produto Interno Bruto (PIB) do país. Segundo o Ministro do Trabalho, Celestino Corbacho, se a construção era o motor da economia, a conseqüência negativa de um desaquecimento nesse setor era "inevitável". Para ele, a solução está em apoiar o setor industrial e tecnológico.

Dependência externa
Mas analistas financeiros têm outros pontos de vista. Alguns consideram a economia espanhola mais vulnerável que outras às crises internacionais, e afirmam que a perda de empregos na construção civil teria sido menos responsável pela queda no desemprego do que se imagina. O relatório Situação Espanha, divulgado recentemente pelo Banco BBVA, indicou que o país é "mais vulnerável à crise e ao aumento do preço do petróleo por causa de sua grande dívida e a elevada dependência energética".

O documento ressalta ainda que, além do impacto do preço do petróleo, o país também foi mais afetado pelo ajuste do setor da moradia. Um dos autores do relatório, o economista José Luis Escrivá, disse que a Espanha tem duas fragilidades em momentos críticos: o déficit externo e a respectiva necessidade de financiamento - 60 bilhões de euros por semestre.

Nas previsões do BBVA, a recuperação deverá acontecer na segunda metade de 2009, mas não com crescimento de 3% como espera o Ministro da Economia, Pedro Solbes. "Esses dados de 2,5%, 3% dificilmente serão alcançados antes de três ou quatro anos. Calculamos taxas de 0,5% para o crescimento e 14% para o desemprego", afirmou Escrivá.

Para ler a notícia na íntegra, clique AQUI.

NOTA: Nesta época de excassez, mais do que nunca, precisamos nos voltar a Deus com fervor. Os efeitos da crise mundial já têm alcance a curto prazo, mas os seus principais sintomas serão sentidos, pelo mundo, a médio prazo. Que o nosso Deus tenha misericórdia de nós, sendo gracioso, e nos abençoe. (Sl. 67:1)

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

2 comentários:

Anônimo disse...

O Zimbábue e a Espanha... é engraçado esse mundo globalizado.

Unknown disse...

Muitas saudades tenho deste grande homem! Pr. Artur Eduardo e família. Mesmo estando tão longe continua abençoando minha vida através deste blog. Agradeço a Deus por este espaço pois alem de me manter informado sobre a actualidade do meu país, sou edificado e fortalecido. Actualmente estou em um pais totalmente descrente onde as igrejas aqui existentes não têm o mesmo ânimo “entusiasmo”da igreja brasileira. Aos que se encontrão no Brasil tenho um conselho!!!!! Valorize sua igreja, seu PASTOR e o convívio com os irmãos. Desfrute da maravilhosa presença de Deus. Deus os abençoe! Att. Tadeu Júnior.

Ofertas Exclusivas!!!!