Pesquisar no blog

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Mundo mais desigual

DISPARIDADE ENTRE RICOS E POBRES AUMENTA NO MUNDO. MENOR TAXA DE DESIGUALDADE: DINAMARCA. PIOR: MÉXICO




A disparidade entre ricos e pobres cresceu na maioria dos países ricos, mas não tão rápido quanto imaginavam alguns, e não a ponto de ameaçar o tecido social, disse a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) em relatório divulgado na terça-feira. O grupo, que reúne 30 países, disse que os governos estão contrabalançando as disparidades com aumento de impostos e de gastos sociais. Segundo os últimos dados da OCDE, a Dinamarca tem a menor taxa de desigualdade, um pouco à frente da Suécia, enquanto o México tem a pior, seguida pela Turquia.

"O aumento da desigualdade, embora disseminado e significativo, não foi espetacular como a maioria provavelmente acha que foi", disse o estudo, de 309 páginas. "Esta diferença entre o que os dados mostram e o que as pessoas pensam sem dúvida reflete parcialmente o chamado 'efeito revista Hello'", diz o texto, explicando que as pessoas lêem sobre os super-ricos e amplificam esse fenômeno.

Nos 24 países da OCDE onde há dados disponíveis, o aumento cumulativo da disparidade, entre meados da década de 1980 e meados dos anos 2000, ficou em torno de 7%. O crescimento foi mais expressivo até meados da década de 1990.O relatório diz que tal aumento "não justificaria que se fale no colapso da sociedade", mas que a intervenção dos governos tem ajudado a controlar a disparidade."Nos países desenvolvidos, os governos têm taxado mais e gastado mais para contrabalançar a tendência a mais desigualdade. Eles agora gastam mais em políticas sociais do que em qualquer outro momento da história."

Os mais velhos (55 a 75 anos) são quem mais se beneficiam da redistribuição de riqueza. Nas últimas décadas, e em muitos lugares está caindo a taxa de pobreza entre aposentados.

Já a pobreza infantil cresceu e agora está acima da média geral, "apesar das crescentes provas de que o bem-estar infantil é um determinante-chave de quão bem alguém ficará como adulto, quanto vai ganhar, quão saudável será". O relatório diz que a desigualdade em geral cresceu significativamente desde 2000 em Canadá, Alemanha, Noruega, Estados Unidos, Itália e Finlândia, e teve redução notável na Grã-Bretanha, no México, na Grécia e na Austrália.

Fonte: G1

NOTA: Observe: No México, aonde os índices de desigualdade são as mais acentuados, o tráfico de drogas reina absoluto. É óbvio que há uma relação. Em contrapartida, a discreta Dinamarca registra este bom recorde, com os menores índices de desigualdade, de acordo com o relatório da OCDE. Políticas sociais são fundamentais para a diminuição das desigualdades, mas observe que a solução não passa simplesmente pelo aumento de impostos. Este mal financiamento das políticas públicas (sem parcerias, objetividade e programação) só gera um endividamento dos governos e o sufocamento do crédito, pois os empréstimos vêm em ´cadeia´, com vários setores do comércio interligados. É necessário que não mais invistamos em políticas populistas, cujo efeito prático é exclusivamente ´esmolizar´ a população mais carente, tornando-a dependente e um excelente curral eleitoral gigante para eleições.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!