Pesquisar no blog

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Violência das drogas assola o México: Traficantes usam até submarino para o tráfico

REALIDADE DO TRÁFICO MUNDIAL DE DROGAS: VIOLÊNCIA ASSOLA O MÉXICO




Até onde vão os traficantes: Este submarino, com quatro tripulantes, traficava 5 toneladas de cocaína quando foi abordado pela Marinha mexicana. A embarcação tinha capacidade para 7 toneladas.

O governo mexicano enviou ao Congresso uma série de medidas para combater a violência relacionada ao tráfico de drogas, que já deixou mais de 3 mil mortos no país só este ano.

O pacote inclui a criação de um departamento para fiscalizar e combater a corrupção entre a polícia mexicana, uma base nacional de dados para centralizar informações sobre crimes e o endurecimento das medidas contra criminosos capturados usando uniformes ou distintivos de policiais.

Nos últimos dois anos, desde que o governo mexicano lançou uma iniciativa nacional para combater o crime organizado, foram enviadas dezenas de milhares de soldados para a fronteira com os Estados Unidos, por onde passam bilhões de dólares gerados com o tráfico de drogas.

Mas os cartéis responderam com estratégias de uma violência sem precedentes, que incluem seqüestros e assassinatos que geram medo na população e alimentam protestos de rua.

O México já supera a Colômbia e o Iraque em número de seqüestros.

Fontes: BBC, G1

NOTA: Somente com políticas sociais sérias, trabalho de combate à corrupção ostensivo, instrução sobre as consequências do uso e do financiamento do tráfico (observe que não vemos propagandas governamentais que desmistifiquem, com imagens reais, a realidade violenta do consumo de drogas) e punições realmente sérias pode-se vislumbrar alguma luz. Se se traficam , de uma única vez, 5 ton. de cocaína é porque há consumidores para isto. Os jovens, cada vez mais vazios e sem valores afundam em práticas que lhes tragam algum prazer imediato, e é justamente esta ´áurea´ mentirosa que envolve o consumo de drogas, glamourizado pela mídia de entretenimento, como cinema e televisão. O que poderíamos esperar se as autoridades demonstram o mínimo de preocupação e as famílias, há muito, perderam seus valores mais essenciais?

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!