Pesquisar no blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Conforme prometido: Documentário sobre o império bizantino (VÍDEOS)

DOCUMENTÁRIO: ´CONSTRUINDO UM IMPÉRIO - BIZANTINOS´




Mosaico representativo de Jesus Cristo na igreja ´Hagia Sofia´, ícone do império bizantino, em Constantinopla (atualmente, Istambul, Turquia).


História é uma disciplina que acho, particularmente, fascinante. Seu estudo nos permite traçar melhor uma visão de mundo contextualizada. Sabemos quais os fatores que nos trouxeram à realidade que se faz presente. Há muitas teorias da História, mas penso que a maioria, se não todas, são falsas. Digo isto porque não se pode teorizar sobre como será a História apenas da perspectiva do que já houve, pois a História ainda não terminou. Contudo, trechos da mesma podem ser analisados e, através do estudo dos aspectos positivos e negativos, podem-se evitar muitos erros e repertir os acertos. Um trecho da História que me parece obscuro à maioria das pessoas, hoje, é o da Idade Média. Muito tem-se falado desta época mas com pouquíssima base referencial. Fala-se do que alguém falou, e a chamada ´Idade das Trevas´ fica ainda mais envolta em trevas. Para lançar alguma luz sobre um aspecto deste período, e conforme prometido, apresento-lhe o episódio da excelente série de documentários que foi reproduzida no The History Channel, "Construindo um Império - Bizantinos".

Apesar de focar mais os aspectos arquitetônicos do império bizantino, bem como a sua evolução nos mil anos em que durou o império, aspectos importantes da história da própria Idade Média vêm à tona. Um precioso veículo de informações que, infelizmente, não está acessível à maioria dos brasileiros (documentários como este são exclusividade de canais de tv por assinatura). Assim, sem uma completa noção da História e até de sua própria história, o nosso povo segue perdido quanto ao passado, sem noção alguma do que acontece no presente, e muitas vezes sem perspectiva de futuro. Espero que algo disto seja dirimido com as informações como as que publico neste artigo. Desligue um pouco a tv (se for aberta), programe-se para assistir e bom documentário!!!


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Nesta época, ao fim do período do império bizantino (séc. XV), a Europa também estava em efeverscência. Tudo estava para mudar. A Idade Média chegava ao fim. Um raio de luz brilhava no horizonte da Cristandade, tão combalida por guerras, intrigas e distanciamento dos próprios preceitos do Senhor Jesus. Roma estava chegando ao apogeu do domínio europeu, mas grande parte da sociedade clamava por algo. Clamava por uma REFORMA!...

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!