Pesquisar no blog

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Documentário "O Universo - Além do Big Bang"

CONFORME PROMETIDO, EIS O EXCELENTE DOCUMENTÁRIO ´O UNIVERSO - ALÉM DO BIG BANG´!!!




Este é um documentário realmente excelente. A história da investigação celeste, desde os seus primórdios, passando por várias culturas e cosmovisões antigas. Embora não seja adepto do modelo ortodoxo da História (creio, piamente, que as civilizações realmente antigas - se preferir, pré-diluvianas - possuíam um fantástico grau de conhecimento astronômico, o que já é relativamente aceito por boa parte do academicismo atual), indico o referido documentário pela riqueza de informações, não somente em Astronomia mas em outras áreas do saber. O presente vídeo incorre quase que extritamente pela evolução cósmica, embora haja uma discreta menção à evolução biológica. Contudo, em vista do corpo do trabalho, isto é perfeitamente ´filtrável´. Como sempre digo em relação aos documentários que posto aqui, desligue sua tv (principalmente se for ´aberta´), acomode-se em frente ao computador e bom documentário!!!


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


Parte 8


Parte 9

E você, o que achou do documentário? Há algum trecho do mesmo que chamou mais sua atenção? Emita sua opinião!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

3 comentários:

Unknown disse...

Power top estuprator agressivo de bom o documentário!

Algo interessante que não foi comentado no documentário é que a explosão não aconteceu, e sim, está acontecendo. Pense numa explosão qualquer aqui na terra, uma explosão de um posto de gasolina por exemplo. A explosão acontece e vai expandindo, nesse meio tempo enquanto a explosão acontece, elementos são criados dentro da explosão, a matéria é trasformada, formas de vida tais como bactérias deixam de existir lá dentro da explosão e outras são capazes de sobreviver mesmo com o calor da explosão tais como virus em sua forma cristalizada (vai saber se é esse o nome, mas entendam a essência). Continuando... enquanto há expansão, a explosão ainda está acontecendo.

Continuando, pense no big bang, o universo ainda está expandindo! Ainda é a explosão!!! Estamos dentro da explosão, mas nossa dimensão de tempo e espaço é infinitamente menor do que a dessa explosão. Enquanto uma explosão no universo dura 13 bilhoes de anos e a terra tem 4,5 bilhóes de anos, nós vivemos em média apenas 80 anos de idade. E a existência da humanidade tem apenas uns 10 mil anos sei lá...

Calma!! Eu vou chegar na conclusão ainda... continuem lendo.

Pra vcs entenderem melhor. Vamos pra outro extremo na dimensão de tempo que temos. Existem formas de vida tais como bactérias que vivem no máximo 2 semanas. É claro que elas não tem raciocínio lógico, mas pensem como a dimensão de tempo "80 anos", que é nossa expectativa de vida, é totalmente inalcancável pra elas?

Tão acompanhando? Então, agora pensem!! Da mesma forma q uma bactéria, por ter outra idéia de tempo-espaço, não consegue ter noção da grandeza que é o universo que nós, humanos, enchergamos... O que nos faz pensar que nós que temos um universo visível de "apenas" alguns bilhões de anos luz podemos comprender o todo??

Sacaram??? Nós podemos ser seres e elementos (matéria) de uma explosão de um posto de gasolina de seres que vivem numa dimensão de tempo-espaço muuuuuuuuuuuuuito maior que nós! Assim com um átamo está para nós, nosso universo pode estar para uma outra dimensão.

Manjam? A parada é sinistra e muito maior do que nós. Lembram do final do filme MIB - Homens de Preto quando a imagem vai voltando o zoom mostram a rua, depois a cidade, da terra, sistema solar, a via-lactea, depois o nosso universo visível, até que em fim nosso universo visível está dentro de uma bolinha de gud que seres estranham bricam?

Pode ser qq ser ou até o q muitos chamam de deus brincando de bolinha de gud com o universo!! Tá bom, tá bom!! Foi blasfêmia essa última frase... desculpa! O foco aqui não é discutir religião (nem tenho interesse nisso).

E mais, pensem no sistema solar (ajustem a noção para bilhões de anos). Quantos outros sistemas solares já se formaram, formou-se vida que fizeram questionamentos existenciais como os nossos, dpois o sol expandiu, engoliou os planetas, virou anã branca, etc etc etc... Quantos sistemas iguais aos nosso já surgiram?

Agora pensem numa dimensão de tempo-espaço maior ainda (ajustem a noção de bilhões para trilhõs de anos)... quantos big bangs já divemos? Vcs viram q o universo tem um fim? Que ele se expande até a matéria "sumir"? Então, quantas vezes a matéria já sumiu, depois se agrupou num atomo primordial e explodiu novamente? Quantos big bangs já tivemos?

Agora voltem e ajustem a noção de tempo para 4 bilhoes de anos (idade do nosso planeta) e a noção de espaço tb (ajustem de anos-luz para apenas kilômetros)... A terra tb já teve várias eras do gelo e eras inter-glaciais, uma das quais vivemos hoje. Outras formas de vida viveram numa era inter-glacial anterior (tipo mamutes e o Sid do filme da era do gelo.. huahuahua)..

Em fim, cansei de escrever! Mas o importante de tudo isso é que a história é cíclica e se repete tal como a visão oriental! Nós, ocidentais, vemos a história e temos a noção de tempo-espaço como linear. Mais uma vez vamos vendo que o oriente tem uma comprensão de universo (interior e exterior) muito melhor que a nossa.

Atenciosamente,
_________________________
Renato R. Martins

Marcos disse...

Deste eu realmente não gostei, ao contrário dos outros excelentes documentários já postados.

Se não fosse a historicidade, o classificaria como inútil.

Graça e paz pr. e irmaos.

Julio Cesar de Curitiba disse...

Este documentário para mim só afirma o que Carl Sagan escreveu no prefácio da primeira edição de Uma Breve História do Tempo de Stephen Hawkin, i.e., De que no universo não há espaço para Deus (teista ou deista), pois não há nada para ele fazer. Mesmo assim, aprecio a atitude do Pr. Artur Eduardo, que como a organização Christian Science Monitor não se aliena do mundo ao seu redor, não tem medo do debate de idéias.

Ofertas Exclusivas!!!!