Pesquisar no blog

sábado, 1 de novembro de 2008

Documentário "Os Caveleiros Templários" (VÍDEOS)

VÍDEOS MOSTRAM AS ORIGENS, ESTRUTURA, QUEDA E AS IMPLICAÇÕES POSTERIORES DE UMA DAS MAIS MISTERIOSAS E CONTROVERSAS ORDENS CRIADAS PELA IGREJA CATÓLICA: A DOS ´CAVALEIROS TEMPLÁRIOS´. IMPERDÍVEL!




Polêmicas recém trazidas à tona ao público em geral por especulações mirabolantes como as que estão presentes no livro ´O Código Da Vinci´são um fenômento quase inexplicável. O livro, sucesso editorial, contém muitas bobagens históricas e, para mim, é mal escrito; mas é inegável que se tornou um sucesso absoluto de vendas. São mais de 70 milhões de livros vendidos desde o ano de seu lançamento, 2003. Um dos fatores que contribuíram para o interesse do público pelo tema são as ´teorias da conspiração´ que estão presentes no mesmo. O autor, Dan Brown, sacraliza ordens religiosas, como a ´Ordem dos Cavaleiros do Templo de Salomão´, posteriormente conhecida como ´Templários´. Por causa de todos os mistérios que cercam os trabalhos desenvolvidos pela ordem, principalmente durante seus trabalhos em Jerusalém, à época das Cruzadas, os ´Cavaleiros Templários´ (como são comumente conhecidos) tornaram-se definitivamente parte do imaginário popular, principalmente depois do sucesso ´O Código Da Vinci´.

O canal National Geographic Channel exibiu há pouco um documentário sobre a ordem, a perseguição que culminou com a sua extinção formal por parte da Igreja Católica e suas muito prováveis influências posteriores, inclusive na formação da Maçonaria. O documentário é, na maior parte, imparcial e traz boas informações históricas. Sabe-se, atualmente, que a questão do ´santo graal´ era parte do folclore medieval, pois todos sabiam tratar-se de uma relíquia cristã, como havia muitas outras. O graal (o ´copo´ que Jesus Cristo bebe com os apóstolos, na chamada Última Ceia) foi agregado, inclusive, nas lendas do rei Artur, na Inglaterra. Há alusões de uma ligação com Maria Madalena, sendo contudo conjecturas que, na melhor das hipóteses baseiam-se em textos heréticos gnósticos que, inclusive, foram a ´base´ para a composição do ´O Código Da Vinci´. Você vai ver a relação dos ´Templários´ com a construção de catedrais góticas dos séculos 12 e 13; sua relação tumultuada com o rei da França e o Papa, no século XIV; seu estilo único entre as ordens católicas que lhes possibilitou o acúmulo expressivo de riquezas que, segundo alguns estudiosos, são o resultado até de chantagem com o Vaticano. Vale a pena ser visto por estudantes, historiadores, pesquisadores da Bíblia, seguidores e não-seguidores das idéias de Dan Brown.


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Para mais informações sobre assuntos relacionados, clique AQUI.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre tive admiração por temas medievais. Se possível gostaria de ver mais posts sobre esse período.

Abraço!

Ofertas Exclusivas!!!!