Pesquisar no blog

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Documentário "Sexo, Crimes e Vaticano" (VÍDEOS)

DOCUMENTÁRIO INTITULADO ´SEXO, CRIMES E VATICANO´, DA BBC, ACUSA BENTO XVI DE TER ACOBERTADO TERRÍVEIS CASOS DE PEDOFILIA QUANDO AINDA ERA CARDEAL




Um documentário, chamado ‘Sexo, Crime e Vaticano’, apresentado ... pelo canal BBC, da TV inglesa, acusa o Papa Bento XVI de ter acobertado crimes sexuais cometidos por padres católicos. O filme diz que Bento XVI, quando ainda era o cardeal Joseph Ratzinger, foi o responsável pela aplicação de um documento secreto da Igreja e que determinava sigilo absoluto sobre os casos de pedofilia. Bento XVI teria desempenhado essa função por 20 anos. Segundo a produção do programa, o Vaticano foi procurado, mas se recusou a comentar a acusação.

O documentário começou a ser produzido em 2002, antes de Ratzinger ser indicado Papa, para investigar a aplicação do documento da Igreja, de 1962, intitulado Crimen Solliciotions (Crimes da Solicitação, na tradução do latim). Ele determina sigilo absoluto sobre os casos e ameaça com excomunhão quem violar a obrigatoriedade de silêncio, inclusive vítimas e testemunhas. No filme, narrado por Colm O’Gman, que alega ter sido violentado por um padre quando tinha 14 anos, são apresentados depoimentos colhidos no Brasil, nos Estados Unidos e na Itália.

Fonte: O Dia

Segundo alguns, o documentário é proibido em alguns países. Não sabemos até que ponto esta suposta proibição vale, contudo é fato que o mesmo circula, e muito, na Internet. O documentário é impressionante pelo realismo e pela forma franca (até chocante, em alguns momentos) como aborda um assunto delicado, traumático para muitos e que tem rendido milhões de dólares em indenizações às vítimas de abuso sexual por sacerdotes romanos ao redor do mundo.


Parte 1



Parte 2



Parte 3



Parte 4


Um fato importante e que precisa ser ressaltado: Apesar de a linguagem secular comum é apontar a ICAR como ´a Igreja´, tal afirmativa não faz sentido, em termos históricos. A ICAR é uma vertente do Cristianismo que, como foi atestado historicamente pela Reforma, há muito se corrompeu dos verdadeiros e puros modus vivendi e operandi cristãos. Seus principais dogmas não encontram raízes na Bíblia, mas na tradição, e não é de se estranhar que a instituição tenha se tornado, para muitos, ´um fim em si mesma´. A verdadeira Igreja de Jesus Cristo não é um fim, mas um meio. É por ela que a mensagem da salvação é propagada, e esta não está sujeita ou presa a qualquer instituição criada pelo homem, como é o caso da ICAR, criada no ano 380 d.C., pelo imperador romano Thedósio. A verdadeira Igreja aponta para Cristo. Ela é um meio, como disse. Cristo é o fim.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!