Pesquisar no blog

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Espiritualidade e discernimento hoje

UMA PALAVRA DE DISCERNIMENTO




Gostaria de compartilhar algumas breves palavras sobre um assunto tão importante para nós, como Igreja. O discernimento é um tema bíblico, porém, pouco acessado pelos leitores da Bíblia. Todo mundo sabe que precisa ter discernimento, mas poucos se exercitam em vivenciá-lo. O discernimento pode ser, muitas vezes, a diferença entre se dar mal ou não em determinada situação. Eis, portanto, a importância de refletirmos sobre o assunto.

A Bíblia diz assim: "Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.". 1 Carta de Paulo aos Coríntios. 2:15. A palavra traduzida por "discerne" é anakrino, e significa "julgar, examinar corretamente, perscrutrar". O discernimento, portanto, é algo que provém de uma MENTE SADIA. A espiritualidade sadia leva a uma mente sadia que tem condições de melhor examinar as situações ao seu redor. É por isso que "o que é espiritual discerne bem tudo...".

Por não terem uma espiritualiade sadia, vemos muitos cristãos, alguns até bem intencionados, incorrerem em erros grosseiros, infantis e por fim, se dando mal. Isto acontece por exemplo quando diz-se que alguém está agindo como menino. Ora, um menino aqui é alguém bem infantil e, em termos espirituais, um menino não tem qualquer tipo de discernimento. É por isso que a Bíblia nos diz: " Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.". Carta de Paulo aos Efésios. 4:14.

Por que estes homens podem induzir inclusive a Igreja (como era um perigo real para a Igreja em Éfeso) ao erro? Porque, se eles viessem a agir como meninos, isto é, sem A FUNDAMENTAÇÃO DOUTRINÁRIA SÓLIDA, errariam feio e se dariam mal. Seriam induzidos ao erro, e poderiam ter prejuízos irreversíveis.
"O discernimento exige atenção àquilo que está sendo dito, principalmente quando o que está sendo dito versa sobre o próprio discernimento"
Nenhuma seita ou movimento herético vai dar muita ênfase à busca pelo discernimento pois estarão incorrendo no perigo de que os membros descubram os erros nos quais se envolveram.
Observe bem como anda o seu discernimento. Cuidado para não prejudicar a si mesmo, sabotando-se com práticas e palavras que venham a, futuramente, condenar a você mesmo! Mantenha-se FIRME no posicionamento BÍBLICO! Continue a buscar o auxílio dos seus verdadeiros amigos, seus líderes!! Não trate pessoas que você mal conhece, muitas vezes até fora do convívio da espiritualidade eclesiástica, como se fossem as pessoas mais aptas a lidarem com suas questões pessoais. Assim, assemelhar-se-á ao "menino" citado em Efésios, "agitado de um lado para o outro", agindo completamente sem discernimento.

Nem todos os cristãos estão EM UM MESMO PATAMAR ESPIRITUAL. Os mais NOVOS NA FÉ tendem a saber menos sobre os assuntos da fé. Portanto, devemos pensar nosso posicionamento SEMPRE, diante de Deus, dos anjos e dos homens, para que, como muitos, não incorramos em erros de mal testemunhos e/ou infantilidades que venham a prejudicar a nós mesmos e à nossa família. Não troque, como Esaú que, sem discernimento algum e agindo como uma ´criança mimada´, jogou tudo fora por um punhado de lentilhas. Sua descendência chora até hoje aquela estúpida decisão. (Gênesis 25:30-34).

Muitas pessoas têm apenas A SAGACIDADE DO MUNDO E ISTO NÃO É DISCERNIMENTO. É por isso que, mesmo velhos, alguns dão trabalho e péssimos exemplos, desviando-se da fé, fazendo seus familiares sofrerem muito, sendo até motivos de piadas e caindo no ridículo perante outras pessoas porque suas ações não condizem com a sua idade. Mas, continuam sendo experientes pessoas do mundo. Bem, vê-se claramente que isto NÃO SIGNIFICA ABSOLUTAMENTE NADA!

O discernimento correto, à luz da Escritura, SÓ PODE SER ADQUIRIDO MEDIANTE UMA VIDA ESPIRITUAL SADIA, conforme nos diz Paulo, em 1 Coríntios 2:15. Este é o discernimento que trabalha em operação conjunta com o espírito e faz-se mais necessário do que nunca, na atualidade. Este é o que nos separa de erros, como disse, gresseiros, infantis e que nos impede de, no fim, nos darmos mal, quebrando não somente ´a cara´ mas muito mais do que isso, como a família, a vida e a própria espiritualidade!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!