Pesquisar no blog

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Uma das piores tragédias no Brasil em nossos dias

SANTA CATARINA EM ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA




Clique na foto para ampliá-la.

A situação de Santa Catarina é realmente gravíssima. O pior disso tudo, penso eu, é que estamos ´imitando´ os californianos no aspecto calamidade: Sabemos que o maior problema em termos metropolitanos, para a maioria de nossas cidades, são as chuvas, assim como para os californianos são os incêndios. Logo, o Brasil tem de se precaver melhor. Isto é uma questão de sobrevivência, haja vista que, contrário do que diz a reportagem, já são 100 mortos no estado. Só Deus sabe a quantidade exata de desabrigados e os desaparecidos. É inadmissível que um estado brasileiro, em pleno século XXI, seja tão castigado (observe, todo o estado) por uma força natural com a qual, de certa forma, estamos ´acostumados´ e com a extensão dos desastres que causa.


Reportagem do "Em Cima da Hora", da Globonews.

Como ajudar?
A Defesa Civil de Santa Catarina fez a lista do que os desabrigados pela chuva mais precisam. A lista é a seguinte, por ordem de importância:

- Água potável - Alimentos não perecíveis. - Material de higiene pessoal, como escovas e pasta de dente, sabonetes, absorventes femininos e fraldas descartáveis. - Produtos de limpeza

Para ajudar, você pode entrar em contato com a Defesa Civil de seu estado (abaixo, nesta reportagem, você encontra uma lista de telefones e sites).

Em Santa Catarina, é possível também ligar para o 199 ou para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional mais próxima do seu município. Ou ainda procurar qualquer um dos 24 postos da Polícia Rodoviária Federal no estado e deixar a doação.

Na cidade de São Paulo, é possível deixar a doação nas sedes da Defesa Civil (no Bom Retiro) e da Cruz Vermelha, que passaram a funcionar 24 horas por dia, ou em qualquer posto da Polícia Militar ou do Corpo de Bombeiros. As 31 subprefeituras recebem a ajuda em horário comercial. Outra opção é o galpão do Fundo Social de Solidariedade, no Jaguaré, na Zona Oeste. Também é possível deixar a doação no estádio do Morumbi até domingo, dia em que o São Paulo enfrenta o Fluminense.

Cuidados para a doação
A Defesa Civil recomenda cuidados para quem pretende fazer as doações:

- Os alimentos devem estar dentro do prazo de validade e com a embalagem intacta. De preferência, devem ser não-perecíveis;

- Colchões e roupas de cama devem estar em bom estado de conservação, limpos e prontos para utilização;

- Roupas e calçados também devem estar limpos e em condições de uso. Sapatos devem estar amarrados entre si (pé direito com esquerdo) e a numeração deve ser marcada do lado externo com caneta;

- Utensílios domésticos devem estar funcionando e bem conservados.

Contas bancárias
Para quem preferir ajudar em dinheiro, a Defesa Civil de Santa Catarina abriu contas bancárias para receber doações. As contas são:

- Banco do Brasil
Agência: 3582-3
Conta corrente: 80.000-7

- Besc
Agência: 068-0
Conta Corrente: 80.000-0

- Caixa Econômica Federal
Agência: 1877
operação 006
conta 80.000-8

- Bradesco
Agência: 0348-4
Conta Corrente: 160.000-1

O nome da pessoa jurídica é Fundo Estadual da Defesa Civil, e o CNPJ é 04.426.883/0001-57.

Segundo o governo estadual, o dinheiro arrecadado será usado para compra de mantimentos que serão distribuídos entre os moradores das cidades que tiveram alagamentos e deslizamentos.

Fonte: G1

NOTA: Oremos pelo estado de Santa Catarina.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!