Pesquisar no blog

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Filosofia para os dias de hoje

ANTÍSTENES



Antístenes de Atenas (c. 440-360 a.C.), filósofo grego fundador da escola cínica, que deu destaque à rigidez moral, todavia com simplicidade.

Seu informante principal foi Diógenes Laércio, com um texto excepcionalmente longo. Nele se diz haver nascido em Atenas, porém de mãe trácia, e que seus mestres foram o sofista Górgias e depois Sócrates que o marcaram, portanto.

Morando no Pireu, precisava percorrer todos os dias um caminho de 40 estádios [8 quilômetros] para ouvir a Sócrates. Deste aprendeu a ser paciente e ânimo forte. Desejando emular sua serenidade de alma, fundou a escola cínica e proclamou que o trabalho é um grande bem, tomando por modelo o grande Hércules, entre os gregos, e a Ciro, entre os bárbaros" (D. L., VI, 1-2).

Diz Xenofonte, que sua conversação era encantadora e que tinha um domínio absoluto sobre si mesmo.

"Antístenes, filho de Antístenes, era ateniense. Diz-se contudo que sua mãe era estrangeira. Morreu de enfermidade. Entretanto Diógenes, falou ao doente:

- Precisas de um amigo.

Havendo entrado já antes com um punhal, e ao dizer-lhe Antístenes.

- Quem me livrará destes males? - Respondeu Diógenes mostrando o punhal:

- Este.

Replicou-lhe Antístenes:

- Dos males, digo, não da vida!...

Parece que o desejo de viver o fazia sofrer a enfermidade com maior suavidade.".

Fonte: UFSC / CFH

Ensino, firmeza, domínio próprio, serenidade. Como é bom saber sobre pessoas que, com um dom divino de usar as palavras de maneira tão exímia, nos deslumbram com o próprio pensamento!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!