Pesquisar no blog

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Arte inspirada no terror

EXPOSIÇÃO DE ARTE EM BERLIM ABORDA OS EFEITOS DO TERRORISMO MUNDIAL




Uma exposição em Berlim traz obras de arte contemporânea inspiradas em atentados extremistas realizados em anos recentes. Intitulada Embedded Art, a mostra reúne 30 trabalhos que giram em torno do tema segurança e mostram como os artistas vêem a sociedade depois de atentados ocorridos em diversos países. O título da mostra é uma referência aos chamados "embedded journalists” da guerra do Iraque – o termo em inglês denomina os jornalistas que viram o conflito de perto "embutidos" em tropas americanas.

Para desenvolver os trabalhos, artistas de vários países chegaram a visitar locais de atentados em cidades como Nova York, Londres, Madri, Moscou e Karachi, no Paquistão. O resultado são obras sombrias que giram em torno do medo causado pelos atentados e do forte apelo por mais segurança no mundo atual. Entre os trabalhos expostos na Academia das Artes em Berlim estão telas, pinturas murais, instalações de vídeo, colagens, fotografia e também pôsteres que foram espalhados por toda a cidade de Berlim.

As obras mostram desde um filme sobre o treinamento da polícia alemã até uma central de observação estilizada, “monstros“ representando o medo da população e uma instalação de áudio que demonstra o uso de armas com ondas sonoras. Os organizadores da mostra dizem que a segurança virou “a ideologia da sociedade atual” e é um tema que divide a opinião pública, já que exige um maior controle de cada indivíduo por parte do Estado. Embedded Art fica em cartaz na Academia das Artes em Berlim até o dia 23 de março de 2009.

Fonte: BBC

NOTA: Os terroristas, independente de suas esquizofrenias ideológicas, não entendem que seus atos só fortalecerão a oposição que já existe contra o que, supostamente, defendem. A segurança tem-se de tornado a ´ideologia da atualidade´ pois a Europa ainda tem as marcas de cicatrizes das duas Guerras Mundiais, que varreram o continente, no século passado. Esta nova ameaça, o terrorismo mundial, abriu algumas chagas que estavam cicatrizando, e a resposta, para muitos, será ´desproporcional´. Só sei que com o terrorismo não se brinca, assim como não se deve brincar com o crime, diga-se se passagem, um dos piores erros dos arrefecidos países latinoamericanos. A violência deve ser combatida com serenidade, mas com firmeza; com atenção e sensibilidade às causas da mesma, mas com a determinação necessária a que ela não se alastre. Só quem vive sob áreas que podem ser alvo de terroristas sabe do pânico que o terrorismo causa. É covarde (não declarado), sorrateiro, destrutivo, nefasto. O terrorismo deve ter a atenção que o nome que lhe foi atribuído exige. É um problema emergencial e, é claro, há os que se aproveitam de péssimas condições existentes em ´n´ lugares e por ´n´ etnias para justificarem seus atos bárbaros. A maior prova disso, caro leitor, são os líderes árabes. Não vejo, sinceramente, lideranças árabes (islâmicas) preocupadas em negociar com o Ocidente, mesmo que com todo o aparato folclórico a que têm direito. Não vejo tais intenções. Vejo-os utilizando-se mais e mais da letargia e liberdade ocidentais para, no Ocidente, pregarem seus discursos de ódio, racismo e destruição. O extremista (e todo terrorista é extremista) não deve ter o direito de falar, pois sua causa, na verdade, não tem nada de nobre. Nem é ´um grito de desespero´, haja vista que as lideranças que o fomentam são narcisistas, corruptas e dúbias em seus governos. O que resta para o processo de paz mundial? Que algum líder ocidental se levante como se fosse ´a salvação da lavoura´? De forma alguma, pois toda utopia, neste caso, não é bem vinda. O DIÁLOGO´ é necessário, para que quaisquer entendimentos, por mínimos que sejam, concretizem-se. Sem diálogo só restam atos vazios, tanto de ganância e usurpação ocidental, como de loucura e barbárie de extremistas loucos do Oriente.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!