Pesquisar no blog

sábado, 31 de janeiro de 2009

Os maias, segredos ritualísticos e sua ciência misteriosa (VÍDEOS)

EXCELENTE DOCUMENTÁRIO SOBRE OS SEGREGOS DO RITUALISMO E CIÊNCIA DOS MAIAS, UM DOS POVOS MAIS FASCINANTES DO MUNDO ANTIGO!



Uma sociedade antiga pela qual mais e mais pesquisadores começam a se interessar é a sociedade Maia. Os maias eram um povo fascinante. Obcecados por astronomia e espiritualidade, regiam os seus menores afazeres pelos astros; observavam atentamente o ciclo de Vênus (ao ponto de saberem com exatidão a posição do planeta, no céu, dezenas ou centenas de anos antes) e construíram seus templos alinhados com os pontos cardeais. Chichen Itzá, a cidade maia que contém a mais famosa das pirâmides maias, guardou por séculos um segredo, o qual foi revelado recentemente e causou assombro na comunidade científica: Quem fica em pé diante da pirâmide e bate palmas ouve, como eco, um som que em muito se assemelha ao canto do pássaro quetzal, o mais sagado para os maias. O deus supremo dos astecas, Quetzalcoatl, encontra uma referência de si no pássaro quetzal, e é uma ´absorção´ religiosa do deus ´Kukulkán´ (retrato), a ´serpente emplumada´, um deus guerreiro que foi o fundador das primeiras civilizações da Meso-América.

O primeiro documentário é um excerto da série ´Cidades Ocultas´, exibida no The History Channel. No episódio, você verá uma pesquisa aos subterrâneos das cidades maias, aonde se concentrava grande parte dos seus mais profundos segredos, como as complexas e tenebrosas cerimônias de sacrifícios humanos. Além de elucidativo sobre algumas questões histórico-culturais, o documentário especula sobre a fatídica data, cada vez mais falada, do dim dos tempos, para os maias, 21 de dezembro de 2012. Especulações à parte, o documentário é um excelente programa para quem gosta de história, mito e arqueologia de civilizações antigas (e muitos efeitos em 3D!).


Parte 1


Parte 2

O segundo documentário provém da série ´Construindo um Império´, que foca neste capítulo as técnias simples, mas geniais, da construção maia. Você vai ficar surpreso com tal aspecto dos edifícios maias: À medida em que são extraordinários, destacando-se em meio à selva ao redor, são incrivelmente simples, revelando-se o fruto de mentes prodigiosas. Contudo, com toda a ciência astronômica, o desenvolvimento arquitetônico e suas complexidades ritualísticas, o povo maia não conseguiu prever seu próprio desaparecimento. Resta-nos decifrar os resquícios deste estranho povo, estudá-los para que possamos traçar um perfil o mais correto possível de sua cosmovisão para, quem sabe, aplicarmos algo do que a ciência antropológica tem a oferecer à nossa própria sociedade. Esta é a nossa dívida com a ciência, a cultura e a História.


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Anônimo disse...

MuITO legal cara!
show de bola!

Ofertas Exclusivas!!!!