Pesquisar no blog

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Uma prova do que é dito, há tempos, por cristãos brasileiros

ESTUDO DO BANCO INTERAMERICANO DE DESENVOLVIMENTO (BID) ASSOCIA NOVELAS DA GLOBO AO AUMENTO DO NÚMERO DE DIVÓRCIOS




Um estudo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere uma ligação entre as populares novelas da TV Globo e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas. Na pesquisa, foi feito um cruzamento de informações extraídas de censos nos anos 70, 80 e 90 e dados sobre a expansão do sinal da Globo – cujas novelas chegavam a 98% dos municípios do país na década de 90.

Segundo os autores do estudo, Alberto Chong e Eliana La Ferrara, “a parcela de mulheres que se separaram ou se divorciaram aumenta significativamente depois que o sinal da Globo se torna disponível” nas cidades do país. Além disso, a pesquisa descobriu que esse efeito é mais forte em municípios menores, onde o sinal é captado por uma parcela mais alta da população local.

Instrução

Os resultados sugerem que essas áreas apresentaram um aumento de 0,1 a 0,2 ponto percentual na porcentagem de mulheres de 15 a 49 anos que são divorciadas ou separadas. "O aumento é pequeno, mas estatisticamente significativo", afirmou Chong. Os pesquisadores vão além e dizem que o impacto é comparável ao de um aumento em seis vezes no nível de instrução de uma mulher. A porcentagem de mulheres divorciadas cresce com a escolaridade.

O enredo das novelas freqüentemente inclui críticas a valores tradicionais e, desde os anos 60, uma porcentagem significativa das personagens femininas não reflete os papéis tradicionais de comportamento reservados às mulheres na sociedade. Foram analisadas 115 novelas transmitidas pela Globo entre 1965 e 1999. Nelas, 62% das principais personagens femininas não tinham filhos e 26% eram infiéis a seus parceiros.

Nas últimas décadas, a taxa de divórcios aumentou muito no Brasil, apesar do estigma associado às separações. Isso, segundo os pesquisadores, torna o país um “caso interessante de estudo”. Segundo dados divulgados pela ONU, os divórcios pularam de 3,3 para cada 100 casamentos em 1984 para 17,7 em 2002. “A exposição a estilos de vida modernos mostrados na TV, a funções desempenhadas por mulheres emancipadas e a uma crítica aos valores tradicionais mostrou estar associada aos aumentos nas frações de mulheres separadas e divorciadas nas áreas municipais brasileiras”, diz a pesquisa.

Fonte: BBC

NOTA: E se fosse uma organização cristã idônea que fizesse tal pesquisa? Teria a mesma credibilidade? Isto, há tempos, é dito pelos cristãos sinceros deste país. Os ´valores´ apresentados pelas novelas globais são os piores possíveis: Subversão dos valores familiares tradicionais e a qualquer custo! Infames, as novelas chegaram ao ponto, como foi o caso da discriminatória ´Duas Caras´, de mostrar um linchamento promovido por ´evangélicos´ loucos, caricaturas do que a Globo tem tentado, desesperadamente, mostrar ao seu público. Para mim, o pior não são nem tais aberrações estapafúrdias mostradas por estas novelas, mas a audiência que lhes é dada! Quer um conselho? Vá ler um livro, um bom filme ou um documentário (como os que temos postado em nosso blog ;)), mas deixe de ver novela. Não têm nada a acrescentar.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

2 comentários:

Defensor da palavra disse...

Não podemos ficar criticando a rede globo se temos a rede Record da IURD Despejando as masmas porcariadas nas casas brasileiras, vamos deixar de hipocresia pois muitos evangelicos, pelo menos se dizem que são mas não é o que parece por que o propio Jesus disse que conheceriamos as árvores pelos seus frutos.

Artur Eduardo disse...

"[Nós]temos a IURD despejamos as mesmas porcarias...", bem, se VOCÊ,caro "Defensor da Palavra" tem a Record como ´evangélica´, é uma questão SUA... Esta opinião não é partilhada pela maioria esmagadora dos evangélicos, e os que tentam associar a Record ao segmento sempre acabam ´mal´.. Concordo com você que conhecemos as árvores pelos frutos, e é por isso que reitero o que disse, acima. []´s

Ofertas Exclusivas!!!!