Pesquisar no blog

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O problema do ateísmo

"O ATEÍSMO E NÓS"



Por Karl Heinz Kienitz
Adpatado por Artur Eduard
o


Por ateísmo entende-se tipicamente a negação explícita ou tácita da existência de Deus; o reconhecimento de algo absoluto, mas com a negação de certos atributos de Deus; ou a afirmação de que é impossível conhecer algo sobre Deus ou sua existência. O ateísmo é um fenômeno religioso e cultural complexo com relevantes aspectos filosóficos, religiosos, psicológicos e sociológicos. Em todas as suas formas o ateísmo é uma atitude secundária no pensamento sobre Deus, pois sua negação pressupõe algum conhecimento do que está sendo negado.

A história mostra que cultura nunca existiu sem religião. A presença desta em todas as culturas é um testemunho da capacidade humana de reconhecer algo acima de si, de forma espontânea e natural. Paulo refere-se a esta capacidade em Romanos 1.20: “Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente”. O entendimento da divindade assim percebida toma formas variadas nas diversas religiões ou culturas.

O ateísmo moderno e contemporâneo surgiu dentro da cultura cristã, mas não como um desenvolvimento espontâneo. Teve uma série de causas, dentre as quais uma reação crítica contra a fé cristã. Assim, ao menos uma parte dos cristãos foi co-responsável pelo seu surgimento. Quando negligenciamos nosso crescimento espiritual, ensinamos doutrinas erradas ou com fraco embasamento bíblico, somos deficientes na nossa vida religiosa, moral e social, acabamos escondendo a verdadeira face de Deus. Sempre nos lembremos de que somos “carta escrita pelo próprio Cristo” sendo lida por todos.

Sistemas que pressupõem o ateísmo absoluto mostraram que os valores colapsam com a negação de Deus, enquanto relativismo, e, finalmente niilismo tomam seu lugar. O mito do homem capaz de tornar-se um deus não se verificou no marxismo prático nem no “super-homem” de certas nações. Os diversos absolutos que o homem imaginou -- o próprio homem, a humanidade, a natureza, a ciência, a história -- não são suficientes e no final levam à “morte do homem” como conseqüência da “morte de Deus”. Como conseqüência deste aspecto o ateísmo contribuiu significativamente para o sofrimento humano em várias partes do mundo. Pode-se citar como exemplos a Cortina de Ferro, China, Camboja, Laos, Albânia e diversos países africanos. Assim, uma lição valiosa é que toda noção incorreta sobre absolutos precisa tornar-se uma motivação para desenvolver uma exposição mais clara e divulgação mais eficiente das verdades sobre Deus.
"A experiência do ateísmo nos desafia ainda a nos desfazermos dos falsos deuses e da deificação do homem e a buscarmos um entendimento mais profundo da verdade sobre o homem que encontrará verdadeira dignidade e liberdade em Deus e no seu amor criativo e sacrifical."
Finalmente, o homem não é Deus, mas foi criado por Ele à sua imagem e semelhança. Por isto o homem pode desenvolver sua semelhança com Deus por participação. Ele pode tornar-se o co-criador da sua realidade e da história da humanidade, numa forma que sirva ao seu pleno desenvolvimento, sua salvação e felicidade, conforme a vontade de Deus.

Karl Heinz Kienitz é doutor em Engenharia Elétrica pela Escola Politécnica Federal de Zurique, Suíça, em 1990, e professor da Divisão de Engenharia Eletrônica do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

Fonte: Ultimato

NOTA: A própria história da ciência revela que o ateísmo não trouxe qualquer tipo de contribuição real à humanidade, mas o ímpeto de se descobrir a Criação como uma unidade ordenada por Deus, com leis que a regem, com inteligência. Negar isto é negar a própria História. O ateísmo dogmático é uma praga que perpetua-se da crença: Sem a crença não há razão para defender-se a inexistência de algo. No seu desespero intelectual, os ateístas militantes agora vociferam que é ´provável que Deus não exista´, para parecerem menos dogmáticos. O slogan, que percorre ruas da Europa, atualmente, mostra a fraqueza intelectual deste movimento. Se se abre qualquer possibilidade para a existência de Deus, a crença não é ateísta. Este ´semi-ateísmo´ é a aposta dos chamados ateus militantes, que pregam um ateísmo mais prático e, portanto, mais destrutivo. Sem o absoluto divindo só resta o ´vazio de Deus´, do qual falou Pascal, que nada pode preencher, embora o homem tente insistentemente. O problema é que o homem moderno parece querer incorrer em um caminho de hedonismo auto-destrutivo no processo de tentativa.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Pensamentos diários sobre a vida Cristã disse...

Atualmente tão importante quanto Pregarmos a Palavra é sua divulgação
Colocamos a sua disposição as ferramentas necessárias para expansão do alcance da sua Mensagem
A WebTVbr Oferece seu acesso a nova tecnologia “Streaming”
Criamos e divulgamos o seu Canal de Tv pela Internet
Transmita programas diários, seus cultos. Deixe mensagens gravadas para acesso Ondemand (Videoteca on Line
veja um exemplo
http://tvadb.webtvbr.com/
mande email para mais detalhes

carlos@voxphone.info

Ofertas Exclusivas!!!!