Pesquisar no blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Quer ser um ´ateu intelectual´? Então veio ao lugar certo!

CONSELHOS PARA UM PRETENSO ATEU INTELECTUAL



Por Marcos Sabino
Adaptado por Artur Eduardo

Se ainda você é um ateu amador, há certos chavões e atitudes que podem fazer toda a diferença na caminhada rumo à realização máxima: O ateísmo dogmático acadêmico!! Ficam aqui algumas dicas que podem ajudá-lo a ser um ateu intelectualmente realizado:

1) Sempre que te apresentarem evidências da existência de Deus, diga que é um “argumento homem-palha“, “circularidade de raciocínio” ou “falácia da bifurcação“. Se alguma coisa for transcrita de outro lugar, diz que é “quote-mining“. Se a afirmação for de um evolucionista, diga que “foi tirada do contexto“.

2) Sempre que um cristão disser que “coisas criadas implicam um criador”, rejeite esse argumento de senso comum, dizendo: “Isso é o velho argumento do relógio de William Paley“, portanto não deve servir mais para nada!

3) Sempre que um cristão te disser que, ao aceitar Cristo, tens tudo a ganhar e nada a perder, diz que isso é a velha “aposta de Pascal“.

4) Sempre que um cristão te disser que existe uma dezena de historiadores antigos que referem o Jesus histórico, diz que “os relatos foram todos adulterados pela Igreja Católica“.

5) Nunca se esqueça de que a Bíblia está cheia de contradições e erros, mesmo sem leres as passagens em questão. Aprenda a respeito da Bíblia, não a lendo, mas a partir de sites ateístas.

6) Diga a quem o interpelar que você, há algum tempo já foi um cristão genuíno que ia sempre à igreja e até ensinava lições às crianças e aos adolescentes (uma das coisas que há de bom nisto de ser ateu é que podes mentir à vontade, já que não acreditas em valores morais absolutos). Se um cristão contestar esta tua afirmação, dizendo: “Mas se deixaste de acreditar em Deus é porque nunca foste um cristão de verdade”… diz que isso é a falácia do “Nenhum escocês de verdade“.

7) Decore os ensinamentos dos grandes ateístas da tua década. Aprende aquilo que tipos como Sam Harris, Richard Dawkins e Christopher Hitchens dizem a respeito da religião e vai dizê-lo nos blogues dos cristãos. Ah… uma coisa muito importante: Não te dês ao trabalho de fazer distinções entre as religiões. Cristianismo e Islamismo são a mesma coisa, tanto em doutrina como em valores.

8 ) Quando estiveres a debater com um cristão no chat ou num blogue e ele te fizer alguma pergunta, responde-lhe com 2 ou 3 links (Se possível, textos grandes e que não estejam na língua materna do cristão com quem estás a debater). Depois, quando ele te disser que isso é uma boa maneira de fugires ao debate, diz que ele só está é a dar desculpas.

9) Diga que “ninguém pode ter certezas absolutas de nada” e completa dizendo: “Só a ciência nos pode dar certezas absolutas“.

10) Quando estiveres a debater com um cristão, faz com que os teus argumentos sejam acompanhados de insultos (como “burro“, “estúpido“, “ignorante“) e táticas intimidatórias (como “vou pôr o que tu disseste na comunidade das pérolas cristãs“). Isso dá mais força ao teu argumento e se tiveres a sorte de apanhar um cristão mais inseguro, poderás fazer com que ele pare de debater e ficarás apto para dizer que ganhaste o argumento.

11) Não te esqueças de ter à mão certos clichés como “vai estudar” ou “até uma criança de 5 anos percebe isto.

12) Culpa o Cristianismo pela Santa Inquisição e pelas Cruzadas. Se algum cristão te responder à letra e disser que regimes ateístas como o Comunismo, em menos de 200 anos, foram responsáveis pela morte de mais pessoas do que todas as guerras religiosas em 2000 anos, diz que um ateu não pode ser culpado por aquilo que outro ateu faz.

13) Tenha sempre em mente que os cientistas já mostraram que Deus não foi preciso para o Universo e a Vida aparecerem. Se algum cristão disser que há muitos cientistas que acreditam em Deus, diga que esses “não são verdadeiros cientistas“.

14) Finalmente, mas não menos importante, procure desenvolver boas relações com ateus mais experientes. Procura fazer-te amigo daqueles ateus que já dominam estes princípios. Usa e abusa de conceitos como a moralidade, a lógica e a justiça. Não te esqueças: ser ateu é dizer que Deus não existe e utilizar conceitos que só fazem sentido se Deus existe.

P.S.: Imprima uma cópia deste texto e leva-o sempre como um guia de bolso.

Fonte: A Lógica do Sabino

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!