CORÉIA DO NORTE PODE LANÇAR MÍSSIL NO JAPÃO COMO ´AVISO´ A WASHINGTON E A SEUL
A Coreia do Norte pode estar se preparando para usar o local de seus lançamentos de mísseis anteriores, na costa leste, para atirar o seu míssil de maior alcance, provavelmente na direção do Japão, segundo reportagens publicadas na quarta-feira. Os relatos de um possível lançamento vêm depois de ameaças direcionadas a Seul e a Washington, consideradas por alguns analistas como uma maneira de intimidar o presidente conservador sul-coreano, Lee Myung-Bak, e chamar a atenção do novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
O jornal Chosun Ilbo, da Coreia do Sul, citou fontes do governo, que teriam dito que um objeto grande, o qual suspeita-se que seja uma parte do míssil de longo alcance Taepodong-2, está sendo transportado para a costa leste. "O local de testes na costa leste significa que o míssil provavelmente será lançado sobre o Japão, na direção dos Estados Unidos", disse a fonte consultada pelo jornal. O Taepodong-2 teria um alcance que o faria atingir o Alasca, mas nunca voou com sucesso.
A agência de notícias sul-coreana Yonhap citou uma fonte do governo, que disse que o objeto pode ser levado ao local de testes na costa leste, na cidade de Musudan-ri, ou para um novo local na costa oeste ou para um terceiro local não-identificado. Outras reportagens publicadas na terça-feira disseram que o objeto pode ser levado à costa oeste, perto da China.
A Coreia do Norte lançou um míssil balístico de Musandan-ri em 1998 -- ele passou por cima do Japão e caiu no Oceano Pacífico. Um Taepodong-2 lançado do mesmo local em 2006 não conseguiu voar mais do que um minuto.
A Coreia do Norte, que costuma levar sua diplomacia de forma temerária, sabe que os locais de onde costuma lançar mísseis são monitorados por satélites espiões, e que pode pressionar os Estados Unidos e seus aliados simplesmente deslocando as partes do míssil. A Coreia do Norte leva de um a dois meses para preparar o lançamento de um Taepodong-2 -- eles esperam que este seja o prazo final para receberem algo positivo de Seul ou Washington, segundo alguns analistas.
"Se a Coreia do Norte conseguir lançar um míssil Taepodong com sucesso, isso alteraria de forma significativa o ambiente de ameaças para os Estados Unidos e seus aliados na Ásia", disse Bruce Klinger, especialista em Coreia da Heritage Foundation. A Coreia do Norte, que testou um pequeno artefato nuclear em 2006, é considerada uma das maiores ameaças à segurança da região. Em 2007, o país começou a desmantelar suas instalações nucleares, que produzem plutônio para armamentos, cumprindo um acordo internacional no qual se comprometeu a abandonar as atividades nucleares em troca de ajuda.
Fonte: Portas Abertas
NOTA: Este regime criminoso, que chantageia o mundo inteiro ("se não noa ajudarem, continuaremos enriquecendo urânio e fabricando plutônio"); que vive à margem das decisões internacionais por ser perseguidor dos direitos humanos (para se ter uma idéia, nem se sabe o número de cristãos que há no país); que consiste em uma caricatura viva do que se tornou o comunismo marxista na prática (conceito similar do marxismo só existe na Coréia do Norte e em Cuba) nos paíse aonde vegeta tem a audácia de, mais uma vez, chantegear o mundo e ameaçar toda a segurança internacional, com um conflito sem precedentes, porque seu presidente, o King Jon Il, é louco e irresponsável demais e ninguém consegue predê-lo na sua coleira! Que ultraje e infâmia para o chamado ´mundo livre´. Que ataque a toda humanidade! Enquanto regimes como este forem tolerados o mundo estará caminhando a um passo mais largo para o seu próprio fim.
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário