Pesquisar no blog

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Documentário lança luz e revela de maneira vívida o que foi, de fato, a Revolução Francesa (VÍDEOS)

EXCELENTE DOCUMENTÁRIO SOBRE UM DOS CAPÍTULOS HISTÓRICOS MAIS SIGNIFICATIVOS DO OCIDENTE



A Revolução Francesa, de 1789, está aqui registrada neste impressionante e elucidativo documentário produzido pelo History Channel (com narração em português e comentários com legendas em português). Cultuada pelos ocidentais como um ´divisor de águas´ do fim da monarquia absolutista (típica dos regimes feudais da Idade Média) e a ascenção da burguesia (que viria a ser a elite social e econômica nos anos vindouros), a revolução do fim do século XVIII é desnuda e analisada em sua essência por uma equipe de especialistas cujas alegações revelam-se comprometidas com a História. Sem o glamour típico da visão socialista posterior, as raízes, os desdobramentos e as consequências do movimento, um dos maiores marcos do Ocidente na Idade Moderna, são revelados de maneira objetiva, contudo, reflexivamente.

É-nos revelado, por exemplo, por que as implicações filosóficas por trás do movimento geraram um governo opressor, muito pior do que a monarquia que condenou e destruiu. O período do ´Terror´, como ficou conhecida a época mais sanguinária da Revolução Francesa, não foi uma época de ´emancipação do homem´, mas de tirania, arbitrariedade, vingança e caos. Estavam abertas as portas para a nova idealização de Estado totalitário, uma cosmovisão sócio-econômica utópica, cujos desdobramentos naturais, hoje, são perfeitamente previsíveis: Um novo ´absolutismo´, desta vez, estatal; uma burocratização ilógica, que torna-se mais importante do que aquilo que visa organizar e gerir; e finalmente, a erradicação dos conceitos cristãos sob o pretexto de ideais iluministas, que confunde fé e misticismo, crença em Deus com irracionalidade primitiva, egolatria com o saber e falha miseravelmente por, como diz um dos especialistas que falam no documentário, ´tentar mudar a própria natureza humana´!! Imperdível.

Portanto, se você está descansando neste período de carnaval, aproveite alguns momentos para informar-se. Desligue um pouco a televisão e bons vídeos!! Há 14 blocos de vídeo, mas todos de curta duração (entre 6 e 8 minutos).


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7


Parte 8


Parte 9


Parte 10


Parte 11


Parte 12


Parte 13


Parte 14


A monarquia absolutista, negligente, imoral e esbanjadora já não exisitia mais. A ´era da razão´ iniciava-se, com os homens literalmente saltando de um extremo ideológico a outro. E num ambiente de caos, revoltas e sede de sangue, são misturados os ingredientes necessários ao surgimento de déspotas tirânicos que sabem visualizar nos anseios do povo a oportunidade de influenciá-lo e liderá-lo na execução dos seus piores e mais sombrios devaneios. A Revolução Francesa culminaria não em uma sociedade ´igualitária, libertária e fraternária´, como evocava o lema pelo qual ficou conhecida, mas por um império sanguinário, violentíssimo e que devastou boa parte da Europa do século XIX. O império de Napoleão.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!