Pesquisar no blog

terça-feira, 17 de março de 2009

Descoberta dos tempos de uma das poucas mulheres Faraós que se conhece

DESCOBERTA TUMBA DE 3.500 ANOS, NO EGITO


O egiptólogo espanhol José Manuel Galán descobriu uma câmara funerária pintada de 3.500 anos em Luxor, anunciou o Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha. Pinturas na tumba são trechos do famoso Livro dos Mortos egípcio (Foto: France Presse/CSIC). A câmara, que faz parte do cemitério de Dra Abu El-Naga, tem as paredes e o teto completamente pintados com desenhos e hieróglifos do Livro dos Mortos e seria de Djehuty, uma autoridade da época, segundo o CSIC. Esse dignatário foi o escriba real, supervisor do Tesouro e supervisor dos trabalhos dos artesãos do rei sob as ordens de Hatshepsut, uma das poucas mulheres a assumir o cargo de faraó, filha de Tutmosis I, cujo reinado aconteceu entre os anos 1479 e 1457 antes de Cristo. A câmara, uma sala quadrada de 3,5 metros de largura e 1,5 metro de altura, é uma das primeiras a ter sido completamente decorada com pinturas da época.

Fonte: G1

NOTA: Esta descoberta é significativa por ser de um período próximo ao Êxodo bíblico, na datação ortodoxa, cerca de 1450 antes de Cristo. Alguns bons trabalhos neste sentido têm sido divulgados recentemente, e destes, gostaria de destacar o documentário ´O Êxodo Decodificado´, de James Cameron, publicado na íntegra no nosso blog. Abaixo, uma valiosa e praticamente desconhecida fonte de informação sobre a entrada dos israelistas, no século XX antes de Cristo (cerca de 1950 anos antes de Jesus), nos dias de José:


Pintura encontrada nas paredes da tumba de um comandante egípcio, Khnumhotep II (séc. XIX a.C.). Nela, vemos claramente semitas barbados, com seus animais e utensílios entrando no Egito. Esta ida em massa ao Egito, que resultaria em escravidão anos depois, se deu por causa da fome que assolava as terras de Canaã (atual Israel), na qual os israelitas peregrinavam. Esta época encaixa-se à época bíblica da vinda dos israelitas ao Egito, nos dias em que José, filho de Jacó, neto de Abraão, fora colocado como governador de todo o império egípcio, abaixo apenas do faraó (cf. Gênesis 47:1-6). Aqui há, portanto, é uma evidência inconstestável de que os israelitas habitaram há muito tempo o Egito, vindos da terra de Canaã.


Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!