Pesquisar no blog

quarta-feira, 25 de março de 2009

Em meio à guerra das drogas, no Rio, secretário de segurança desabafa

SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA DO RIO CULPA OS USUÁRIOS DE DROGAS PELA GUERRA SEM FIM ENTRE TRAFICANTES E POLICIAIS



O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, culpou hoje os usuários de drogas pela guerra entre traficantes e policiais que deixou cinco criminosos mortos e cinco feridos em confrontos que duraram todo dia de ontem na Ladeira dos Tabajaras, em Copacabana, na zona sul da capital fluminense. "O usuário de drogas dentro dessa cadeia (do tráfico) tem uma participação importante, assim como o produtor, o fornecedor, o transportador, o vendedor. As pessoas brigam no fundo por dinheiro e é daí que sai o dinheiro, de quem consome. Quem consome tem que pagar e naquelas áreas paga-se, e paga-se muito bem.".

Segundo o secretário, as ocupações da Polícia Militar (PM) "não vão acabar com o tráfico, não vão acabar com a violência". "Ela (a violência) vai existir e o tráfico vai migrar. O tráfico vai existir sempre onde existir viciado e onde existir viciado vai existir tráfico", disse. Desde a noite de sábado, um grupo de traficantes da favela da Rocinha, em São Conrado, tentava invadir e tomar os pontos de vendas de drogas da Ladeira dos Tabajaras, que tem bocas de fumo bastante rentáveis. Os tiroteios levaram pânico aos bairros do Humaitá, Lagoa e Jardim Botânico.

Fonte: Yahoo

NOTA: Tudo bem, tudo bem... É importante que se deixe claro, a princípio, que ´viciado´ NÃO É ´vítima´, no sentido estreito da palavra. A maioria dos viciados sabe o que está fazendo quando envereda pelo mundo tenebroso das drogas. É claro que há o aliciamento e que as condições sociais (ou a falta delas) são os agentes principais na dificuldade de se erradicar o problema das drogas. Contudo, as autoridades fingem ainda não saber que há toda esta conjuntura social por trás do problema das drogas. Há a desintegração da família, a questão econômica, a falta de propósito existencial, desconexão com os valores da vida, etc. A lista é extensa e é indubitável que questões sociais são os fatores preponderantes no favorecimento de fortes redes de tráfico de drogas e, consequentemente, no aumento da violência que o tráfico traz consigo. A negligência completa e total do governo, por não promover anúncios constantes sobre as causas e efeitos de se entrar no mundo das drogas, constitui-se outro fator complicador no já abrangente problema. Ninguém vê ou ouve qualquer alerta que seja das autoridades, cuja iniciativa preponderante no combate à proliferação do tráfico e do consumo é a repressão. Isto não funciona. E por causa desta mentalidade ´fechada´ para lidar com o problema, que temos uma sociedade com uma ´alma´ cada vez mais doente, decrépita pela letargia com que lida com um dos mais graves problemas sociais de nosso tempo!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!