O governo americano anunciou nesta terça-feira os detalhes de um plano de US$ 700 milhões para combater o tráfico de drogas no México. A maior parte do dinheiro deve ser investido no aumento do policiamento na fronteira entre os dois países, a fim de conter a atuação dos cartéis do tráfico na região. O plano prevê a ampliação do número de oficiais de imigração, alfândega, de combate às drogas e armas que patrulham a fronteira, assim como uma maior coordenação entre diversas agências americanas e mexicanas.
O governo mexicano também receberá cinco helicópteros dos Estados Unidos como parte da iniciativa. Os detalhes foram divulgados poucos dias antes da visita ao México da secretária de Estado americana, Hillary Clinton, e em um momento em que aumentam os sinais de que a violência do lado mexicano da fronteira está chegando ao território americano.
Problema crescente
Os governos de ambos os países estão sendo pressionados pela opinião pública para adotar uma política mais coordenada para lidar com o problema. O México vive uma intensa guerra contra o narcotráfico. Há dois anos, o presidente Felipe Calderón prometeu enfrentar os poderosos cartéis que, segundo ele, ameaçam a estabilidade do país. A decisão levou a uma escalada da violência, pois quadrilhas rivais enfraquecidas começaram a lutar não apenas contra forças do governo, mas também entre si. Cerca de oito mil pessoas morreram no México nos últimos dois anos em crimes associados ao tráfico de drogas.
NOTA: Antes que você, prezado leitor, fique chocado com os números do México, deixe-me repassar-lhe alguns números do Brasil associados à violência (grande parte refere-se ao problema de drogas):
- Somente no estado de Pernambuco, desde 1 de Janeiro até a presente data (24/03), foram 1012 homicídios!
- 55 somente em 1 dia (24/03)!!!
- No período de maio de 2008 a abril de 2009, o número de homicídio (lembre-se: só no estado de Pernambuco!) chegou a incríveis 3927 casos!!!
Fonte: Pe Body Count
Não há uma palavra bíblica que descreva melhor a presente situação em que vivemos, senão a do Livro do Profeta Oséias, 4:2: "O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e (há) homicídios sobre homicídios".
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário