Pesquisar no blog

terça-feira, 12 de maio de 2009

Aprendendo com ´Jornada nas Estrelas´

LIÇÕES DO ´CAPITÃO KIRK´


Aproveitando o lançamento do novo filme da série Jornadas nas Estrelas, o portal Terra publicou interessante artigo sobre as qualidades de liderança do lendário Capitão Kirk. Eis aqui algumas das que julgo mais relevantes:
Duas gerações de ´Capitão Kirk´: Mais à esquerda, o ator William Shatner, da série clássica e dos filmes de 80 e 90. Mais à direita, no novo filme da franquia, o ator Chris Pine, como ´Kirk´ no início de suas missões.

1. Nada é mais importante do que sua nave. De todas as suas características, a mais marcante era a paixão que o Capitão Kirk sentia pela Enterprise e sua tripulação e isso nunca o tirava da rota. Se você tem uma missão, pegue-a com as duas mãos, proteja sua equipe, cobre resultados e faça por merecer a responsabilidade que depositaram em você.

2. Tenha amigos com opiniões diferentes. Kirk formava com o frio Sr. Spock e o emotivo Dr. MacCoy um trio de primeira qualidade. Grande parte das decisões tomadas era avaliada pelos dois consultores, obviamente com visões totalmente ímpares. Isso é ótimo para poder pesar os prós e contras de questões importantes e enxergar diferentes aspectos de uma mesma questão. Arrume os seus.

3. Só que quem manda na nave é você. Se seu cargo é de chefia, espelhe-se em James Tiberius Kirk. Ele até podia pegar opiniões diversas, mas a palavra final era dele. A responsabilidade da decisão também.

4. Respeite seu inimigo. O Capitão podia ser terrível com seus inimigos, fossem eles Klingons, Romulanos ou terráqueos poderosos como Khan, mas nunca os subestimava ou os considerava menos que ele. Na realidade, seu senso de justiça acabava até fazendo com que até o mais feroz nêmeses o admirasse.

5. Temperança e agressividade fazem um bom líder. Em um dos melhores episódios da série clássica, "O Inimigo Interior", Kirk é dividido em duas partes, seu lado calmo e passivo e o lado agressivo e emocional. Nenhum dos dois consegue tomar uma decisão importante porque o primeiro quer agradar a todos e o segundo só se descontrola. O que leva Spock a compreender que um líder de verdade sabe pesar e combinar essas duas facetas: compreensão e firmeza.

6. Se tiver que fazer algo bem feito, faça você mesmo. O cara podia ser o capitão da nave mas não hesitava em descer em planetas com uma arma phaser na mão, se enfiar em tubos Jefferies (aqueles tubos internos para os engenheiros da nave) ou programar ele mesmo um computador. Não é porque você tem a direção das coisas que deve ficar apenas sentado dando ordens. Mostre à equipe que você faz parte dela.

A nave USS Enterprise e o sonho da conquista do espaço.

Fonte: Criacionismo

NOTA: Sempre fui um fã da série ´Jornada nas Estrelas´ e conforme diz o artigo sempre admirei as qualidades de liderança impressas no personagem do Capitão Kirk. Ele e sua equipe da nave ´Entreprise´ eram, de fato, o diferencial no periódico de ficção. A fórmula, imitada por séries que derivaram da série clássica, nunca foi perfeitamente recriada. A série clássica era única, penso eu, por causa das características dos membros da equipe. Lições inesquecífeis sobre amizade, confiança, companheirismo, perseverança, inteligência e união podem ser tiradas da série. Além de ser um excelente entretenimento! Esta foi a tentativa de J. J. Abrahams no novo filme da franquia que (ainda bem) ressuscitou a série após os episódios insípidos da ´Nova Geração´. É bom vermos de volta o bom e velho líder, o Capitão Kirk e seus assessores diretos, Spock, McCoy, Checov, Sulu, Uhura e Scott. Espero que os novos filmes da franquia resgatem aqueles valores que fizeram da série clássica um fenômeno até os dias de hoje!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

2 comentários:

cantora lidia disse...

Os teus Inimigos te aplaudirão de pé quando contemplarem
o banquete que Deus preparou para ti.
E o que Deus te prometeu é coisa muito grande.
Ele é fiel para cumprir.
Creia nisso e ignore os que te Perseguem.
Momentos felizes, louve a Deus.
Momentos difíceis, busque a Deus.
Momentos silenciosos, adore a Deus.
Momentos dolorosos, confie em Deus.
Cada momento, agradeça a Deus................UMA SEMANA DE VITORIAS
E FORTE ABRAÇO.......CANTORA E PASTOR

filmes disse...

Admiro muito o carater do Capitão James T.Kirk,sou seu fã tenho todos seus filmes do cinema da serie da televisão.Pra mim é o melhor filme de ficção cientifica.

Ofertas Exclusivas!!!!