Pesquisar no blog

sexta-feira, 22 de maio de 2009

Judiciário brasileiro é criticado por ´The Economist´

PARA ´THE ECONOMIST´, STF É UMA ´PIADA´


Revista britânica ressalta que o direito quase ilimitado a recursos garantido na Constituição faz do Supremo o tribunal mais sobrecarregado do mundo.

A revista cita a discussão do mês passado entre os ministros Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, e menciona também uma pesquisa recente feita pela cujos resultados mostraram que Fundação Getúlio Vargas69% dos brasileiros consideram que falta imparcialidade para os juízes do país.

A Economist ressalta ainda a lentidão da justiça brasileira, especialmente no estado de São Paulo, onde se originam cerca de 45% dos processos. O Brasil é o país latino-americano com maior índice de ações judiciais por pessoa, à exceção da Costa Rica. A revista considera que o país precisa de uma reforma do Judiciário.

Fonte: Opinião e Notícia

NOTA: De fato, precisamos de uma reforma urgente do Judiciário. Os juízes brasileiros mais parecem pertencer a uma classe ´fora´ dos padrões nacionais, distanciados da realidade e, por isso, tão desacreditados da opinião pública. A receita para algumas das cenas pitorescas perpetradas pelo Judiciário brasileiro, e que viram notícia mundo afora, é justamente justamente a aparente parcialidade com que julgam determinados casos, bem como a típica arrogância com que respondem aos clamores do público em outros casos, repassando a idéia (errônea) de que os juízes, ao interpretarem e decidirem, são ´infalíveis´, o que obviamente não é verdade. Penso que, se continuarmos agindo assim, continuaremos como motivo de piada para muitos jornais ao redor do mundo.

Em tempo: A Inglaterra também não estão livres de corrupção e escândalos. Os últimos casos, envolvendo o Legislativo daquele país não, falam por si. Uma reforma urgente se faz presente no meio político inglês e tem sido motivo de clamor nacional.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!