Uma em cada cinco crianças que navegam pela internet é alvo de pedófilos a cada ano, denunciou hoje o secretário-geral da União Internacional de Telecomunicações (UIT), Hamadoun Touré. Três de cada quatro crianças estão dispostas a compartilhar on-line informação pessoal sobre eles mesmos e sua família, em troca de bens e serviços", afirmou Touré em comunicado divulgado hoje por ocasião da celebração do Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, em 18 de maio.
A proteção das crianças no ciberespaço será o eixo central dessa comemoração, que "pretende garantir que as crianças possam acessar a internet e seus valiosos recursos sem ser presas de pessoas sem escrúpulos".
Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que "o mundo virtual oferece excitantes possibilidades para educar a infância e ajudar as crianças a se tornarem seres adultos criativos e produtivos. Porém, temos que ficar atentos aos perigos que podem deixar cicatrizes indeléveis em suas vidas", completou.
Nesse sentido, Ban lembrou que "as crianças e os jovens estão entre os usuários mais prolíficos da internet e celulares". "Sem a devida proteção, suas valiosas vidas correm graves riscos no perverso mundo dos 'ciberdeliquentes' e dos pedófilos, que sempre estão em busca de presas fáceis", comentou Ban.
Para acabar com essa ameaça, Touré defendeu a criação "de uma rede mundial que proteja as crianças na internet, aplicando legislações nacionais, aumentando a sensibilização do público e melhorando a capacidade de reação dos países em matéria de informática".
Além disso, o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação procura "sensibilizar a população sobre o potencial das TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) em matéria de desenvolvimento e de economia, assim como sobre o papel de internet como recurso mundial", detalhou o responsável da UIT.
Com mais de 600 milhões de usuários na Ásia, 130 milhões na América Latina e no Caribe e 50 milhões na África, Ban Ki-moon assegurou que "a internet se transformou em um meio de comunicação em constante expansão".
Entre as atividades programadas para esse dia, a UIT premiará três personalidades por "terem aproximado os benefícios da internet a cada ponto do planeta, protegendo, por sua vez, os interesses dos usuários, especialmente as crianças". Na próxima segunda-feira, será lembrada também a fundação da União Internacional de Telecomunicações, criada em 17 de maio de 1865.
Fonte: YahooNOTA: A pedofilia é um crime horrendo e deve ser reprimido com todos os rigores das leis de cada país. Esta ´rede mundial´ que estão propondo precisa estar focada no problema da pedofilia, se e quando for criada. A desconfiança do cidadão comum frente às denúncias, aqui e acolá, de que agências, centros e até países inteiros estão acumulando dados do máximo número possível de pessoas, só tende a crescer. Todo o trabalho deve ser feito na máxima transparência possível para que os verdadeiros criminosos, isto é, os pedófilos que aliciam crianças através da Internet, sejam presos. Paralelo a isto tudo fica também a sugestão: Os pais devem ter mais controle e exercer uma ingerência positiva nas atividades de seus filhos. Esta excessiva liberdade para pessoas (crianças) que não têm discernimento necessário para estabelecer critérios de relacionamentos seguros, principalmente através da Internet, é de responsabilidade dos pais. Estar totalmente alheio às atividades dos filhos, ao meu ver, constitui-se em um facilitador para que estes predadores sexuais ajam e os casos avolumem-se.
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário