Pesquisar no blog

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Músicas cristãs evangélicas que fizeram história

UM POUCO DO ESSENCIAL DA MÚSICA CRISTÃ EVANGÉLICA BRASILEIRA



Música: "De Vento em Popa", título do LP gravado pelos Vencedores por Cristo em 1977. O trabalho é considerado um marco na musicalidade cristã evangélica brasileira. No vídeo, Aristeu Pires Jr. (vocal e violão) e Jorge Camargo.


Música: "Tudo ou Nada", de Sérgio Pimenta, que aparece no vídeo. Esta música foi cantada pelo ministério VPC nos anos 80 e, ao que tudo indica, servia como um incentivo para os integrantes dos ministérios de música daquela época. Excelente trabalho do saudoso Sérgio Pimenta.


Música: "É Preciso". Letra do Caio Fábio, quando ele era um humilde Pastor, com visões e esperanças de um mundo melhor e mudado pelo Cristianismo. Bem, o mundo deu muitas voltas, mas a marca da época ficou e a música, aqui tocada pelo Grupo Semente (1987), reverbera como a marca de uma época. Quem está aí? Nelson Bomilcar, Gerson Ortega, Jorge Camargo, Sérgio Pimenta, Hélio Campos, Edy Chagas, Miriam Zancul, Marcos Mônaco e Carla Bomilcar.


Música: "Bem Maior", do Grupo Semente. O pessoal listado logo acima está todo aí, numa interpretação musical que só tem um defeito: acaba rápido demais!


Música: "Nada Será Como Antes", do Grupo Semente. Ouça esta música, medite, e deixe a letra falar à sua alma. Um trabalho primoroso de um grupo cristão evangélico que, apesar de ter tido uma trajetória curtíssima, deixou um legado atemporal. Excelente!


Música: "Louco", do João Alexandre, que aparece no vídeo, na gravação do seu DVD (2009). Esta música, com acordes prá lá de estranhos e que acompanham a narrativa de alguém que chega ao ´fundo do poço´, deixa a ´loucura´ de uma vida completamente longe de Deus e ouve o testemunho de um que era tão doido quanto este outro alguém. João gravou esta música na década de 90.


Música: "Viagem", do saudosíssimo Grupo Elo. Letra e música do Jayro Trench. Paulo Cezar (hoje, Grupo Logos) e "Jayrinho" aparecem nestas fotos raras, juntamente com outros componentes do grupo, na época. O Grupo Elo ampliou fronteiras na musicalidade cristã evangélica no Brasil e ficou conhecido como um grupo de vanguarda, bem à frente de seu tempo.


Música: "Baião", do Janires (Rebanhão). Aqui, o grupo, que virou um ícone na música evangélica dos anos 80 e 90, canta ao vivo (1993), no evento "SOS Vida", lembrando Janires, que morrera em um acidente de ônibus alguns anos antes. Este estilo - parecido com o que hoje se chama de ´mangue beat´ - já era tocado pelo Rebanhão desde o início dos anos 80. Pode não ser um dos seus estilos preferidos, prezado leitor, mas minha intenção aqui é mostrar justamente a vastidão da musicalidad evangélica brasileira, sua originalidade e influência.


Música: "Vai Caminhando". Nos 30 anos do lançamento do LP "De Vento em Popa", cuja música-título é a que começa esta sequência, participantes do grupo/ministério VPC se reuniram na Ig. Batista do Morumbi (São Paulo) para relembrarem as músicas que marcaram época. Esta é uma delas!


Música: "Valeu Demais". Carlos Sider interpreta esta música, cuja letra, simples e profunda, é ideal para fechar esta sequência. Carlos Sider foi o principal vocalista do saudoso Grupo Mensagem e, hoje, faz alguns trabalhos solo.

Bem, espero que tenham gostado!! "Valeu demais!!"

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!