Pesquisar no blog

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Gripe suína circula "livre" no Brasil

MINISTÉRIO DA SAÚDE ADMITE QUE O VÍRUS DA GRIPE SUÍNA JÁ CIRCULA LIVREMENTE PELO PAÍS

A constatação foi feita após a doença ter sido diagnosticada em uma pessoa que não viajou ao exterior e tampouco teve contato com alguém que tenha viajado. O paciente mora no Estado de São Paulo. Segundo o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, “há evidências” de que o vírus também circule pelo estado do Rio Grande do Sul.

Com isso, o Brasil entra para o grupo de países onde a transmissão é considerada sustentada. Além do Brasil, fazem parte da lista os Estados Unidos, México, Canadá, Reino Unido, Argentina, Chile e Austrália.

Estratégia

De acordo com Temporão, essa mudança de patamar da situação brasileira não afeta a estratégia de combate à doença no país. “A avaliação do governo demonstra o acerto da estratégia e das medidas tomadas”, disse Temporão. Segundo ele, o Brasil tem se “antecipado” às recomendações da Organização Mundial da Saúde. No dia 26 de junho, o governo brasileiro anunciou mudanças de enfoque no combate à doença, restringindo os exames de diagnóstico da gripe suína apenas aos casos mais graves.

Segundo o ministro, a medida – que atende a uma recomendação da OMS – foi “mal entendida”. “O tratamento independe do diagnóstico. Ou seja, as pessoas que tiverem todos os sintomas serão tratadas, mesmo que não tenham feito o exame”, disse o ministro. O ministério confirmou nesta quinta-feira mais três mortes em conseqüência da gripe suína, elevando para 11 o número de óbitos. Dessas pessoas, quatro tinham alguma complicação clínica prévia, mas Temporão disse que “é cedo” para estabelecer qualquer tendência. O Brasil tem ainda 1.175 casos da doença notificados.

Fonte: BBC

NOTA: Eu não entendo... o aumento de casos da gripe, do número de mortes e a colocação do Brasil na lista de países em que a disseminação da gripe é "sustentada", tudo isso é uma comprovação do "acerto das estratégias do governo"??? Quer dizer que precisaremos (Deus nos livre) de algo semelhante ao que está acontecendo na Argentina, que já é o segundo país com mais mortes por causa da gripe, para que admita-se que esta "estratégia", seja lá qual for, não está dando certo? Só no Brasil, mesmo!...

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!