Pesquisar no blog

sexta-feira, 17 de julho de 2009

A Venezuela de Chávez cada vez mais refém das drogas

AS LIGAÇÕES PERIGOSAS ENTRE O GOVERNO DE CHÁVEZ, AS FARC E O TRÁFICO DE DROGAS NA VENEZUELA

Um relatório do Congresso dos EUA adverte sobre uma forte penetração do narcotráfico na Venezuela, com um aumento muito significativo do volume de exportações de drogas e da cumplicidade no negócio de altos funcionários civis e militares do regime, que colaboram e protegem a guerrilha e as organizações criminosas colombianas. Substancialmente, o relatório, que será divulgado no final deste mês, descreve o nascimento de um "narcoestado" na Venezuela.

De acordo com a investigação, esse país se transformou no principal centro de distribuição de cocaína produzida na Colômbia e no maior porto de embarque do produto com destino, especialmente, aos mercados dos EUA e da Espanha. "Um alto nível de corrupção dentro do governo venezuelano, do exército e de outras forças da ordem e de segurança contribuiu para a criação desse clima de permissividade", afirma o relatório, ao qual El País teve acesso.

"As conclusões desse relatório aumentam minha preocupação de que a negativa da Venezuela a colaborar com os EUA na perseguição do narcotráfico se deva à corrupção existente no governo desse país", afirma o senador Richard Lugar, o republicano mais graduado na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que encomendou a elaboração desse documento ao Departamento de Controle do Governo (Government Accountability Office) em uma tentativa de confirmar os dados do Departamento de Estado sobre o aumento do narcotráfico na Venezuela.

Lugar considera que depois dessa investigação "se exige no mínimo uma revisão profunda da política dos EUA para a Venezuela" e sugere medidas semelhantes a "outros países afetados" por essa situação. De 2004 até 2007, o volume de cocaína produzida na Colômbia e que saiu da Venezuela mais que quadruplicou, passando de 60 toneladas por ano para 260. Essa cifra representa, segundo o informe, 17% de toda a cocaína produzida no mundo em 2007. "Depois de entrar na Venezuela, a cocaína habitualmente sai do país a bordo de aviões que decolam e aterrissam em centenas de aeroportos clandestinos", relata o documento.

As agências de segurança americanas detectaram em 2007, 178 voos originários de aeroportos da Venezuela suspeitos de transportar drogas, comparados com os 109 que haviam sido localizados em 2004. Nesse mesmo período, os voos com cocaína da Colômbia foram praticamente eliminados, graças aos programas antinarcóticos desenvolvidos conjuntamente por esse país e os EUA. Isto é, desde 2004 a Venezuela substituiu de fato o trânsito de cocaína que antes era gerado na vizinha Colômbia. E isto foi alcançado, segundo o relatório, graças à estreita colaboração entre as forças armadas venezuelanas e a guerrilha colombiana, intensamente envolvida no negócio.

Para ler todo o artigo do El Pais, clique AQUI.

NOTA: Enquanto Chávez continua com a demagogia de sempre e os atos típicos de um déspota populista, a Venezuela vê-se tomada pela realidade das drogas. É claro que há acordos entre funcionários do alto escalão do governo venezuelano e as FARC, o que ficou comprovado com a inspeção dos notebooks do guerrilheiro Raul Reyes, morto ano passado por forças do governo colombiano, numa incursão em um dos redutos da guerrilha, na selva amazônica. A letargia estadunidense em agir devidamente com Chávez, a conivência de outras repúblicas latinoamericanas e a influência cada vez mais crescente do presidente venezuelano na região contribuem para um clima geral de instabilidade política, revoltas, mudanças constitucionais repentinas e o que é pior: ligações com grupos de guerrilheiros esquerdistas que, com o tráfico de drogas, sequestros e extorsões, financiam sua empreitada para a desestruturação da Colômbia (principal parceiro dos EUA na região) . É um jogo sujo, cujas consequências já sabemos, pois já foi jogado inúmeras vezes na América Latina. E, como inconsequentes, mais uma vez "pagamos para ver" no que vai dar.


Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!