Pesquisar no blog

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Antes do (ex) Ministro da Cultura do Brasil...

"EU NUNCA QUIS SER SUECO"

Muita gente se orgulha de já ter feito de tudo na vida. Eu, mais modesto, apenas quis ser de tudo na vida. Não faltou graça, arte ou ciência na qual eu não tivesse me metido e sido o maior do mundo. Comecei pelo que havia de mais perigoso e fui assim todos os super-heróis dos quadrinhos e me vi várias vezes em situações perigosíssimas ao lado de Tarzan e de Roy Rogers. Cansado de vencer o inimigo distante, fui em seguida bombeiro, policial e, nos anos 60 e com direito a distintivo, Vigilante Rodoviário. Fui trapezista por uma semana inteira afastando vitoriosamente Burt Lancaster e Tony Curtis na conquista da Gina Lollobrigida. Eu perdi as contas das vezes que fui jogador de futebol e tenho bem forte na memória quando fui Lanzoninho em 1957, o ano do Grande Super Campeonato Pernambucano. Mas em matéria de futebol eu não poderia ser modesto, pois 58 e 62 que vi de perto no rádio não me permitiram a partir de então querer ser menos que um Amarildo, a primeira grande exportação brasileira. Quis ser padre exatamente durante quinze dias, o tempo necessário para me arrepender de ter doado todos os meus gibis aos colegas e de parar de lê-los diariamente. Por que ler gibis seria pecado para um seminarista ainda hoje não ficou claro para mim. Passei assim boa parte de minha vida feliz sendo aquilo que sempre desejava ser.

Comecei a ficar preocupado quando as pessoas iniciaram, insistentemente, a me perguntar o que é que eu queria ser quando crescer. Como quando crescer se eu podia ser e já havia sido de tudo? Passei a entender que a brincadeira agora era mais séria e que as escolhas não eram mais tão simples. Isto ficou claro ao ter de decidir entre ser advogado, médico ou engenheiro. Não me lembro de outras opções na época, mas sei que demorou uma eternidade a decisão. Terminei usando o critério ilógico de exclusão que os colegas ofereceram: 1) se tem medo de sangue, não faça medicina; 2) se gosta de matemática, faça engenharia; 3) se nem 1) nem 2), faça advocacia. E resolvi ser engenheiro quando crescesse. A ironia é que nunca fui engenheiro na vida. Ainda hoje procuro o que ser quando crescer. Há alguns anos atrás me ocorreu até a suprema ousadia: eu quis ser filósofo! Dois ou três estudantes, eu não me lembro exatamente quais, me tiraram desse caminho.

Diante de tudo o que eu já quis ser estranho o fato de que eu nunca quis ser sueco. Razões não me faltaram para desejar ser sueco. Eu seria louro, alto, teria visto Vicente Feola dormindo assistindo o Brasil ser Campeão do Mundo de Futebol (“Didi, Pelé, Vavá, jogaram lá na Europa e a Copa veio pra cá”), poderia pagar meus altos impostos (embora sueco que fosse cobrasse o troco do governo), com todo o amor livre do mundo me casaria com a mais xuxa das xuxas, meus filhos seriam todos Björn Borg ou Liv Ullmann, premiaria anualmente com um bom dinheiro todos os avanços nas ciências e nas artes que fossem benéficos para a Humanidade e, de tanto não ter problemas, eu inventaria o tédio, mas não o suicídio e por razões religiosas. Portanto não me faltaram motivos ao longo da vida para desejar a cidadania sueca. Tive até Ingmar Bergman depois. Ele e qualquer um de seus filmes, desde aqueles que só os intelectuais assistem e gostam até Fanny & Alexander, poderiam facilmente ter me seqüestrado e eu seria o primeiro a possuir a Síndrome de Estocolmo. E eu nunca quis ser sueco! (...)

Estava na casa de um amigo quando colocaram um vídeo de um show. Apareceu então Gilberto Passos Gil Moreira, o Ministro da Cultura do Brasil, mas não para falar da cultura brasileira; ele estava ali para cantar, pois o Ministro da Cultura do Brasil é o famoso cantor Gilberto Gil. Ele ia cantar com uma dessas cantoras vocálicas que empestam tanto os carnavais tradicionais quanto os que se chamam de carnavais fora de época. Os dois iniciaram com alguns gritos tribais e partiram para a parte inteligível da letra: "Eu quero beijar a sua boca louca. Eu vou enfiar uva no céu da sua boca E aí chupa toda. Disse Toda. Chupa Toda". Na sexta vez que os dois repetiram o refrão percebi que a letra toda era apenas o que eu achava que era o refrão. Ao saber, alguém me observou na hora, que a letra seria uma metáfora erótica passei a prestar mais atenção e a acompanhar mais detidamente a coreografia do Ministro da Cultura do Brasil. Sei que nos shows brasileiros nada existe além dos batuques, das ancas, dos quadris, das bundas e dos ritmos frenéticos; eles são o próprio show. Mas no caso me impressionava a desenvoltura com a qual o Ministro da Cultura do Brasil corria para lá e para cá no palco a gritar: Eu vou enfiar uva no céu da sua boca ao responder ao apelo mais contido da cantora vocálica: Eu quero beijar a sua boca louca. Os dois aproximavam cada vez mais os rostos e o Ministro da Cultura do Brasil brandia seu microfone fálico quase que materializando o refrão da música. No zênite da apresentação, o Ministro da Cultura do Brasil e a sua parceira gritavam juntos de frente um para o outro, trocando as vozes e brandindo os microfones fálicos: "E aí chupa toda, Disse Toda, Chupa Toda". E repetiam não sei mais quantas vezes: "E aí chupa toda, Disse Toda, Chupa Toda". Nessa hora, observando o Ministro da Cultura do Brasil, confesso que pela primeira vez eu quis ser sueco.

Fonte: Diário da Áustria (Raul Neto, Ph. D.)

NOTA: Bem, se você pensa que algo melhorou depois da saída de Gilberto Gil, pense que ainda temos o ministro Carlos "Maconha" Minc, que não se faz de rogrado para sair em um trio elétrico, numa "marcha da maconha", cantando "Vou apertar, mas não vou acender agora...". Não sei o professor Raul... Mas eu não quero ser sueco, ou norteamericano, ou canadense ou alemão. Quero ser brasileiro e ter algum orgulho da minha terra. Está difícil... Bem, graças a Deus que, através de Cristo Jesus, torno-me (acima de qualquer cidadania terrena) um "cidadão dos céus de Deus", alguém que crê piamente numa outra existência, livre de qualquer dor, lamento ou maldição.

Hebreus 11:16: "Mas, agora, aspiram a uma pátria superior, isto é, celestial. Por isso, Deus não se envergonha deles, de ser chamado o seu Deus, porquanto lhes preparou uma cidade".

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!