Pesquisar no blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Alister vs. Dawkins: o debate! (VÍDEOS)

SUPER DEBATE: RICHARD DAWKINS - O AUTOPROCLAMADO "ATEU ESPIRITUALISTA" - E ALISTER MCGRATH - AUTOR DE "O DEUS DE DARWIN", NA ENTREVISTA (SEM CORTES) DO DOCUMENTÁRIO ESCRITO, DIRIGIDO E APRESENTADO POR DAWKINS - A RAIZ DE TODO O MAL? IMPERDÍVEL!!!

Há algum tempo, o escritor ateu Richard Dawkins apresentou um documentário sobre, segundo ele, as ligações fundamentais da crença em Deus e de praticamente todas as desgraças que ocorrem hoje, na sociedade. Muito criticado por seu documentário, The Root of All Evil? (A Raíz de Todo o Mal?) e pelo livro The God Delusion (Deus, Um Delírio), Dawkins decidiu - juntamente com sua equipe de produção -, divulgar todas as entrevistas que fizera, com as mais diferentes personalidades, na ocasião da realização do polêmico documentários. O resultado são algumas conversas sem cortes com pessoas que se contrapunham ou se coadunavam com o pensamento de Dawkins. Uma daquelas é Alister McGrath, catedrático de Oxford, assim como Dawkins. Alister é considerado um dos mais proeminentes apologetas da atualidade, além de um escritor e conferencista famoso. Hábil na arte da argumentação, McGrath conseguiu manter um debate de altíssimo nível com Dawkins, apesar deste ser conhecido por ser sarcástico, contundente e desagradável, quando fala com pessoas que discordam de seu ponto de vista. Mantendo o nível do debate no campo das ideias, McGrath reconhece os limites epistemológicos do teísmo, bem como do antiteísmo. Dawkins (como o documentário era seu) tenta pegar "as rédeas" de entrevistador/questionador, mas é (observe bem) sempre corretamente replicado por McGrath. Para você que gosta do assunto, do debate, sendo entusiasta de McGrath ou de Dawkins, esta é uma ótima oportunidade de conhecer melhor o pensamento de um dos maiores ícones do chamedo neoateísmo, e um dos maiores apologetas cristãos da contemporaneidade

OBS.: Acima de tudo, somos defensores daquilo que entendemos serem uma verdade básica e um direito básico: A verdade do Cristianismo bíblico, inelutavelmente a forma máxima da revelação de Deus ao homem, expressa na investigada, instigante, criticada e (sempre) confirmada Bíblia! O segundo, o direito básico em que acreditamos, é o acesso à informação. Observe, prezado leitor, que estamos colocando um debate oriundo de um documentário que foi escrito, dirigido e apresentado por Richard Dawkins. Seus maiores entusiastas sugerem que ele "ganhou" o debate, enquanto outros discordam veementemente. A questão, aqui, é o sagrado direito que todos temos do acesso à informação e, como seres humanos conscientes, de decidirmos como nos posicionar intelectualmente. Isto é impossível sem as devidas condições; e uma delas, anterior à qualquer espécie de reflexão conclusiva, é observarmos as posições contrárias, a tese e a antítese e, daí, formularmos nossa própria síntese. Contudo, devemos ser conscientes de que nossas conclusões devem ser baseadas nas evidências, inclusive nas argumentativas. Não é por achismos, recursos ad hoc, confusões de se tomar a parte pelo todo, esdrúxulas comparações e usando-se do conhecido recurso de falarmos do que é insolúvel como arma contra a posição contrária, como se nós mesmos soubéssemos do que estamos falando (o que, concernente a muitas hipóteses e mistérios cosmológicos e teleológicos) que pensemos estar do lado dos que estão com a razão! Analise e, de posse das evidências, formule suas próprias conclusões.


Parte 1


Parte 2


Parte 3


Parte 4


Parte 5


Parte 6


Parte 7

OBS2: Permita-me, prezado leitor, fazer mais uma observação. Em praticamente todos os argumentos de Dawkins, através dos quais ele revela seu repúdio à fé, ele não fala da do aspecto da fé em si, observe, mas de algumas manifestações de fé. É claro que ele considera isso inerente à fé, mas o que ele trata como sendo "evidências" de seu argumento (os homens-bomba islâmicos, por exemplo) não dizem respeito à fé, em si, e muito menos a Deus... no máximo, a uma má compreensão de Deus, o que, em última análise, não invalidaria o conceito de Deus. Uma coisa nada tem a ver com a outra, e este, para mim, é um dos principais problemas dos chamados neoateístas.

"O perverso, na sua soberba, não investiga. ´Não há Deus´ são todas as suas cogitações". Livro dos Salmos, 10:4.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Sergio Giorgini Junior disse...

Videos de profundo valor apologético. As palavras de Dawkins tem um questionamento que deve ser respondido de maneira inteligente, como pudemos ver neste debate. Parabens pelo post

Ofertas Exclusivas!!!!