Pesquisar no blog

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Igreja Luterana da Suécia mostra como está em sintonia com os tempos pós-cristãos

IGREJA LUTERANA SUECA COMEÇARÁ A REALIZAR CASAMENTOS HOMOSSEXUAIS A PARTIR DE NOVEMBRO

A Igreja Luterana da Suécia - a maior do país - deve começar a realizar casamentos entre pessoas do mesmo sexo a partir do mês que vem. Cerca de 70% dos 250 membros do sínodo da igreja votaram a favor da medida, tornando-a uma das primeiras grandes igrejas do mundo a permitir o casamento gay. O governo da Suécia aprovou uma nova lei em maio garantindo a casais homossexuais os mesmos direitos concedidos a casais heterossexuais. Cerca de três quartos dos suecos são membros da Igreja Luterana, apesar de o número de praticantes ser relativamente baixo. A Igreja Luterana diz que a partir de novembro qualquer um de seus pastores poderá celebrar casamentos entre homossexuais. Pastores individuais não serão "forçados" a celebrar os casamentos gays, mas poderão ser substituídos para as cerimônias caso se recusem.

Apoio
A igreja, que até 2000 estava sob o controle do Estado, apoiou a decisão do governo de legalizar os casamentos gays em maio. Mas alguns líderes religiosos defenderam que as cerimônias da igreja e o termo matrimônio sejam reservados às uniões heterossexuais. Outros se opuseram à nova lei argumentando que ela seria contrária às escrituras religiosas. "De minha parte, acho que a decisão correta foi tomada, mas tenho empatia com os muitos que acreditam que isso foi longe demais", afirmou o arcebispo da Suécia, Anders Wejryd.

O principal grupo gay do país, a Federação Sueca dos Direitos de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros, elogiou a decisão da Igreja Luterana. "Nós congratulamos a Igreja da Suécia por sua decisão. Os membros homossexuais e bissexuais da Igreja finalmente poderão se sentir um pouco mais acolhidos pela sociedade", afirmou o grupo num comunicado. A Suécia foi um dos primeiros países a dar aos casais homossexuais direitos para "parcerias civis", em meados dos anos 1990, e a permitir que casais homossexuais adotassem crianças, a partir de 2002. Com a lei aprovada em maio, a Suécia se tornou o quinto país europeu a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, depois da Holanda, da Bélgica, da Espanha e da Noruega.

Fonte: Uol


NOTA: Três países predominantemente "protestantes" e dois países "católicos" se revezam na tentativa de serem os "primores" da sociedade liberal ocidental pós-cristã. A questão não se a entidade "A" ou "B" é a favor ou contra, mas as implicações de tal decisão. Por que a Igreja Luterana Sueca foi a favor? O que a mesma diz de inúmeros textos neo e vétero-testamentários que observam a prática do homossexualismo como contrária à vontade divina? Será que a contextualização da Igreja em épocas pós-cristãs deve acontecer em detrimento da óbvia interpretação escriturística? Estaria a ILS realmente "dando um passo à frente", com tal atitude? De fato, enquanto islâmicos conseguem, na Europa, direitos como o do uso do véu, o de fazerem passeatas nas capitais mais liberais do mundo, de colocar cartazes e outdoors com mensagens de louvor ao islamismo e até com palavras de ordem contrárias ao Ocidente - tudo isso sob uma passividade quase servil das autoridades -, os cristãos rompem com a Escritura, negam os pontos fortes da tradição cristã, descaracterizam-se e, por fim, sucumbem a um amoldamento que os faz desaparecerem como cristãos genuínos... Ooops, esqueci! A maioria é composta de "cristãos nominais", isto é, "não praticantes"!

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Maya Felix disse...

Caro Pastor,

Isso me deixa muito desanimada.

Um abraço,

Maya

Ofertas Exclusivas!!!!