Pesquisar no blog

domingo, 25 de outubro de 2009

Pior ataque no Iraque em dois anos! (VÍDEO)

ATENTADO TERRORISTA DEIXA MAIS DE 130 MORTOS NO IRAQUE

As explosões aconteceram quase ao mesmo tempo, às 10h30 da manhã, hora local, quando as pessoas se dirigiam ao trabalho, e atingiram o Ministério da Justiça e outro prédio do governo perto da Zona Verde, a região fortemente protegida no centro da capital iraquiana, causando muita destruição. Policiais dizem que o número de vítimas deve aumentar, já que equipes de resgate ainda estão procurando sobreviventes e corpos nos escombros.

Estes foram os ataques mais mortíferos no país desde agosto de 2007, e ocorrem apenas três meses após os Estados Unidos terem passado o controle da segurança nas cidades iraquianas para as forças locais. O último grande ataque em Bagdá aconteceu no dia 19 de agosto, quando caminhões-bomba atingiram prédios do governo matando ao menos 100 pessoas. Na época, o governo iraquiano culpou militantes estrangeiros e acusou a Síria de envolvimento, além de exigir uma investigação das Nações Unidas.

Imagens de celular mostram a devastação depois do atentado.

Desta vez, analistas dizem que a insurgentes estrangeiros devem voltar a ser responsabilizados pelos ataques, vistos como uma suposta tentativa de desestabilizar a situação no Iraque antes das eleições marcadas para meados de janeiro do ano que vem.

Al-Qaeda

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri Al-Maliki, visitou o local do ataque e emitiu um comunicado acusando a Al-Qaeda e simpatizantes do ex-presidente Saddam Hussein pelos atentados. “Esses ataques terroristas covardes não podem afetar a determinação do povo iraquiano de continuar com sua luta contra os remanescentes do regime desmantelado e os terroristas da Al-Qaeda, que cometeram crimes brutais contra civis”, disse. “Eles querem provocar caos no país, impedir o processo político e evitar as eleições parlamentares”, afirmou o premiê. O presidente Jalal Talabani, por sua vez, disse que os autores dos ataques “não escondem mais seu objetivo”. “Eles declaram publicamente que estão atacando o Estado”, disse.

Suicidas

Nuvens de fumaça podiam ser vistas no centro de Baghdad na manhã deste domingo após a explosão dos dois veículos carregados com explosivos ao lado da Zona Verde, coração administrativo da capital. Segundo as autoridades iraquianas, os ataques foram suicidas. Os carros teriam sido dirigidos até locais de estacionamento e detonados em seguida.

Entre os mortos, acredita-se que estariam vários funcionários do conselho provincial de Bagdá, responsável pela administração da cidade, cujo escritório foi atingido pelas explosões. O correspondente da BBC em Bagdá Gabriel Gatehouse disse ter sentido a força das explosões, apesar de estar a quilômetros de distância dali no momento dos ataques. A violência em geral caiu dramaticamente no Iraque no último ano, mas ataques esporádicos continuam em várias partes do país.

Fonte: BBC, Folha

NOTA: Este é o terrorismo: frio, imprevisível, extremamente mortal, desafiador e que, mais uma vez, prova que não respeita etnias, idade, sexo, religião, etc. A cada atentado, a AL-Qaeda mostra que está viva e mais atuante do que nunca, e que sempre continuará a usar sua melhor arma: o medo e a desorganização das superpotências no auxílio das recém formadas democracias orientais.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!