Pesquisar no blog

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Programação nada infantil

PESQUISA REVELOU, EM 2007, QUE HÁ UMA RELAÇÃO DIRETA ENTRE DESENHO VIOLENTOS E O AUMENTO DA AGRESSIVIDADE DA CRIANÇA. EM 2009, O QUE MUDOU? - UMA RESPOSTA: MUITA, MAS MUITA "MAGIA" NAS PROGRAMAÇÕES INFANTIS

Os meninos de 2 a 5 anos que veem desenhos animados violentos ou esportes de contato na televisão têm mais probabilidade de ficar agressivos ou desobedientes quando mais velhos, segundo estudo publicado na revista médica Pediatrics. "Descobrimos que quanto mais violenta é a televisão vista por meninos pré-escolares, é mais provável que tenham comportamento anti-social, como agir agressivamente, desobedecer ordens e se meter em confusões na idade escolar", afirmou Dimitri Christakis, principal autor do estudo. "Os desenhos animados são os principais culptados", acrescentou.

"A maioria dos pais acha que os desenhos animados não são ameaçadores para seus filhos porque, afinal, não são reais e são divertidos. Mas a verdade é que as crianças pré-escolares não distinguem entre a fantasia e a realidade de maneira que o fazem as crianças mais velhas e os adultos. Para eles tudo é bem real". "Precisamente porque a violência dos desenhos animados visa a ser divertida e mostra a violência sem conseqüências reais - mesmo que as pessoas explodam pelos ares, fiquem chamuscados um segundo e depois voltem à normalidade - transmite mensagens errôneas sobre os efeitos da violência no mundo real", explica Christakis.

Os meninos pequenos parecem ser os mais sensíveis a este tipo de influência. Nem as meninas menores que vêem programas violentos nem os meninos que foram expostos a programas não-violentos ou educativos mostraram a mesma agressividade mais adiante em sua vida, segundo os pesquisadores do hospital para crianças de Seattle (Washington, noroeste).

Desenho "South Park", sucesso na tv americana: apologia às drogas, blasfêmias, referências ao sexo e doses generosas de violência.

Os cientistas usaram dados de um estudo que durou 40 anos e que acompanhou 8 mil famílias americanas, os tipos de programa que eram vistos por 184 meninos e 146 meninas, entre as idades de 2 e 5 anos, e que comportamento exibiam mais tarde. Os programas considerados violentos no estudo foram, entre outros, Power Rangers, Star Wars e partidas de futebol americano. Os programas não-violentos foram Toy Story ou Os Flintstones, enquanto que Vila Sésamo ou Magic School Bus estavam entre os programas mais educativos.

Fonte: Terra

NOTA: Acrescente-se a esta pesquisa o fato de que temos sofrido uma enxurrada de programações "infantis" sobre feitiçaria, demonologia e ocultismo geral, em praticamente todas as emissoras de tv. Na Globo, o programa "Tv Globinho" veicula uma série cheia de "amenidades" , a princípio, sobre "uma família de feiticeiros". O mesmo acontece nas tardes da Record, que tem uma programação recheada de demonologia e ocultismo. Tenho a oportunidade de acompanhar as programações de alguns canais de tv paga e, em vários destes, observa-se claramente um forte apelo ao ocultismo. Alguns canais, como o Discovery Kids, podem ser chamados verdadeiramente de canais infantis educativos. É claro que conceitos errôneos têm sido transmitidos às crianças, sem dúvida. E penso que o problema tem aumentado, e muito. A cada dia, a chamada "programação infantil", principalmente através dos desenhos, versa sobre futilidades, dilemas de adultos, sexualidade, violência e, agora mais do que nunca, magia. É fundamental o acompanhamento dos pais e sua disciplina para que não vejam seus filhos tornarem-se como os bonecos de moral e perfis altamente duvidosos que cultuam na tv.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!