Pesquisar no blog

terça-feira, 5 de abril de 2011

MST organiza o "Abril Vermelho" na Bahia

MST OCUPA 30 FAZENDAS NA BAHIA EM 4 DIAS!

Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupam desde a madrugada de domingo uma fazenda da empresa Veracel Celulose S.A., em Itabela (671 km de Salvador). Já são 30 fazendas ocupadas na Bahia em quatro dias Joá Souza/Agência A Tarde/AE

Trinta fazendas distribuídas pela Bahia foram ocupadas entre sexta-feira (1º) e hoje por integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). As ações fazem parte do “Abril Vermelho”, jornada de lutas que o movimento faz para relembrar o massacre de Eldorado dos Carajás --ocorrido em 17 de abril de 1996-- e exigir do governo medidas para a reforma agrária.

A maior parte das ocupações ocorreu na madrugada de hoje, segundo Márcio Mattos, integrante da direção nacional do movimento. “Até o dia 17 vamos fazer 50 ocupações. A Bahia é o Estado do país que tem a maior demanda de famílias a serem assentadas (25 mil), e 70% dos território é composto por áreas devolutas [propriedades públicas]. É preciso que o governo tome medidas”, disse. De acordo com a liderança, as ocupações no Estado irão mobilizar cerca de 12 mil famílias.

No sábado, duas fazendas nos municípios de Alcobaça e Teixeira de Freitas, no extremo sul do Estado, foram ocupadas por 200 famílias. Segundo os sem-terra, as propriedades foram abandonadas pelos proprietários. Nesta segunda, outras oito ocupações foram realizadas no extremo sul por cerca de 2.000 famílias, três delas em propriedades da multinacional do eucalipto Veracel Celulose.

Em Camacã, na Costa do Cacau, o MST afirma que 120 famílias ocuparam a fazenda Sapucaia, considerada improdutiva pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) há dois anos, segundo o movimento. Outras três fazendas foram ocupadas no Norte do Estado por 800 famílias, entre elas a propriedade do traficante colombiano Juan Carlos Abadia, em Juazeiro, de acordo com o movimento.

Na região da Chapada Diamantina, cerca de 600 famílias ocuparam três fazendas de Augusto César Requião, preso pela Polícia Federal em 2010 durante operação para combater a exploração de caça-níqueis e jogos de azar. Os sem-terra também entraram em propriedades nos municípios de Camamu, Venceslau Guimarães, Curaçá, Feira de Santana, Sátiro Dias, Itapatinga, entre outros.

De acordo com Matos, não houve conflitos durante as ações, e as famílias vão permanecer nas propriedades até começarem os processos de negociação. “Cada área vai ter o seu processo de negociação. Só sairemos quando concretizarem a desapropriação dessas áreas”, afirma a liderança. Além das ocupações, 430 sem-terra fizeram uma marcha em direção a Paulo Afonso e bloquearam a BR-110. Os manifestantes exigem uma reunião com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) e com o Incra para que as terras do grupo sejam utilizadas para assentar 250 famílias que ocupam o local há cinco anos.

MST faz "Abril Vermelho" para colocar reforma agrária na pauta de Dilma

O MST quer aproveitar a jornada nacional de lutas, mobilização mais conhecida como Abril Vermelho, para inaugurar a agenda da reforma agrária no governo Dilma Rousseff. De acordo com Ulisses Monaças, da coordenação nacional do movimento no Pará, “a intenção é reconduzir a pauta e colocar a reforma agrária na agenda do governo”. Segundo ele, o MST fará campanha contra o uso de agrotóxicos na lavoura. “O Brasil é o maior consumidor de veneno no mundo."

Ao longo das eleições presidenciais, a maioria dos setores do MST manifestou apoio à candidatura de Dilma Rousseff, sob o argumento de que a vitória do tucano José Serra traria o “pior dos mundos” aos sem-terra. Para Matos, o MST não vai usar o apoio para barganhar políticas a seu favor. “Apoiamos a Dilma por acreditar que ela era a melhor opção. Agora vamos pressionar o governo para que faça a reforma agrária, que é uma obrigação do Estado brasileiro prevista na Constituição. Se fosse o Serra pressionaríamos da mesma maneira”, diz.

Os sem-terra argumentam que a reforma agrária vai ao encontro da proposta de Dilma de erradicar a pobreza no país. “A meta principal do governo é combater a miséria, e não tem instrumento mais eficaz para fazer isso do que a reforma agrária". Com a jornada, o MST da Bahia também exige melhorias na infraestrutura nos assentamentos, construção de escolas, entre outras medidas.

Sul

No Rio Grande do Sul, 400 sem-terra deram prosseguimento à marcha que realizam no interior do Estado. Hoje, eles saíram do município de Barra Funda, passaram por Carazinho e devem chegar a Sarandi amanhã (5). Uma reunião está marcada para essa terça entre representantes dos governos federal e estadual para tratar do assentamento de 1.000 famílias que estão acampadas no Rio Grande do Sul.

Fonte: Uol

NOTA: Notou como a reportagem fez questão de frisar os nomes de proprietários de fazendas ocupadas que tinham algum problema com a Justiça? E os demais proprietários? Onde estão seus nomes? Por que não se fala da ilegalidade intrínseca do ato? É, pelo jeito, não teremos apenas um "Abril Vermelho"... mas um "Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro... Vermelhos".

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Um comentário:

Marcelo dos Anjos disse...

É verdade. O jornalista responsável pela redação da notícia, claramente fez questão de citar os proprietários com pretensa ficha criminal, no intuito de "descriminalizar" o ato dos sem-terra. Independente de alguma condenação criminal dos proprietários, sobre o que for, o direito de propriedade é igualmente resguardado na Constituição, tal como o dever de promover reforma agrária no país. O que não encontra guarida no texto legal são as invasões à propriedades privadas. Esses crimes não são nem apreciados nos tribunais. Justiça para todos.

Ofertas Exclusivas!!!!