No curso do meu debate com o professor Alexandre Duguin, topei com duas afirmações que andam na boca de todo mundo e passam por verdades elementares. Primeira: todos os atos humanos são politicamente comprometidos. Segunda: não existe neutralidade, tudo é tomada de posição ideológica. A facilidade com que hoje em dia se reduz ao silêncio qualquer adversário mediante o apelo a essas premissas mostra que a mera hipótese de examinar-lhes o sentido lógico não passa pela cabeça de ninguém. Os resultados desse exame podem, no entanto, ser bastante surpreendentes:
(1) "Todo pensamento humano é politicamente orientado e motivado" é uma afirmação baseada na mera confusão entre conceito e figura de linguagem. Todos os atos humanos "podem", em tese e idealmente, ter alguma relação mais próxima ou mais remota com a política, mas nem todos podem ser "politicamente orientados e motivados" no mesmo grau e no mesmo sentido. Nenhuma intenção política me move quando vou ao banheiro, visto minhas calças, tomo um refrigerante, como um sanduíche, ouço uma cantata de Bach, arrumo os papeis no meu escritório ou corto a grama do meu jardim (a não ser que o propósito de evitar uma invasão de cobras seja um preconceito político contra essas gentis criaturas).
A ligação dos atos humanos com a política distribui-se numa escala que vai de 100 por cento a algo como 0,00000001 por cento. Quando, por exemplo, George W. Bush fazia pipi, seria isso um ato político no mesmo grau e no mesmo sentido da declaração de guerra ao Iraque? Com toda a evidência, a proposição "Todo pensamento humano é politicamente orientado e motivado" salta da mera notícia de uma participação que pode ser vaga e remotíssima à afirmação peremptória de uma identidade substancial perfeitamente inexistente e de uma igualdade quantitativa impossível.
Não é um conceito. É uma figura de linguagem, uma hipérbole. Como tal, não descreve nenhuma realidade objetiva, mas a ênfase que o falante deseja imprimir ao assunto - numa escala que pode ir da mera demanda de atenção até à abolição psicótica do senso das proporções. Todos os atos humanos, por definição, participam, em grau maior ou menor, de todas as dimensões não só da vida humana, mas da existência em geral. Nenhum participa delas todas no mesmo nível e com a mesma intensidade. Assim, afirmações do tipo "tudo é física", "tudo são átomos", "tudo é psicologia", "tudo é biologia", "tudo é teatro", "tudo é jogo", "tudo é religião", "tudo é vontade de poder", "tudo é economia", "tudo é sexo" e "Todo pensamento humano é politicamente orientado e motivado" são ao mesmo tempo irrefutáveis e vazias. Não podem ser contestadas, porque não dizem nada.
(2) A afirmação "Não existe um lugar no reino do pensamento humano que possa ser neutro em termos políticos" é uma confusão primária entre gênero e espécie: entre a política como uma das dimensões gerais da existência e as várias disputas políticas em especial, historicamente existentes aqui e ali. Ainda que se aceitasse, ad argumentandum, a hipótese de que todos os atos humanos são políticos, isso não implicaria de maneira alguma a conclusão de que cada ser humano tem de tomar posição em todas as disputas políticas que se travam no seu tempo.
A possibilidade mesma de tomar posição implica a seleção prévia de quais disputas são relevantes e quais são indiferentes ou falsas. A neutralidade ante uma multidão de questões políticas é não somente possível, mas é uma condição indispensável para a tomada de posição em qualquer uma delas em particular. Os gregos chamavam "topoi" (lugares-comuns) a esses argumentos gerais que podem ser brandidos a qualquer momento, sempre com alguma eficácia, em defesa de pontos particulares. Mais eficazes ainda se tornam os lugares comuns quando não são mencionados, mas ficam implícitos, sustentando com a força de uma autoridade invisível qualquer bobagem que se queira "provar".
Descobrir as premissas ocultas dos argumentos é um requisito fundamental para a compreensão de qualquer debate público. A mera atribuição de intenções - prática divinatória muito comum no Brasil - é um substitutivo caricatural dessa técnica. Outro é postular a filiação hipotética de uma ideia a uma corrente de pensamento qualquer e, mediante a condenação dessa corrente, dar a ideia por impugnada.
Fonte: Olavo de CarvalhoNOTA: Obseverve, prezado internauta, que tais recursos, citados pelo filósofo Olavo de Carvalho, não são necessariamente falácias formais, mas até informais, cujos auspícios sofísticos causam efeitos iguais ou até maiores do que os daquelas. Um dos recursos mais utilizados pelos retóricos sofistas (falácia informal) é a utilização do chamado "argumento do boneco de palha". É justamente este o que os proponentes que apóiam a liberação da maconha e os dos movimentos GLBT´s utilizam quando tentam expor que o que está acontecendo no Brasil é um "cruzada cristã contra a livre agência do ser humano". Atacando, portanto, as Cruzadas católicas históricas, cujas motivações e modus operandi não foram dos mais felizes na longa história das guerras, aqueles proponentes imaginam estar atacando verdadeiramente os movimentos que lhes são contrários, especialmente aqueles que são liderados por cristãos evangélicos. Afirmam que, como as Cruzadas foram dispendiosas, vis - em muitos aspectos - e causaram mais males que benécies, no cenário geopolítico do Oriente Médio e nas relações dos árabes com os europeus (o que não é necessariamente verdade), creem estar atacando os levantes dos cristãos atuais contra o absurdo explícito que é a liberação de drogas alucinógenas no Brasil, bem como a aceitação "goela abaixo" da sociedade de um grupo, o gay, de ter auspícios de "incriticável". Assim, sua retórica esdrúxula consiste no seguinte: atacar os movimentos cristãos atuais é prioritário, pois, do contrário, permite-se que os crstãos façam uma "Cruzada" contra os que lhe são contra e, como as Cruzadas produziram os males que todos conhecem e "nunca deveriam ter exisitido", os movimentos cristãos não devem exisitir, também. É claro que este argumento pífio, falacioso, frágil e todas as suas partes, não tem força lógica alguma; porém, é necessário que seja exposto como tal. Daí a importância de os cristãos (especialmente os evangélicos) munirem-se dos recursos da Retórica verdadeira. Aquela que não somente balisa um discurso que tem compromisso com a realidade, como auxilia na identificação dos discursos vazios, que podem até ser apaixonados pelas causas que defendem, mas, não tendo compromisso com a realidade, simplesmente precisam ser descartados, como descartamos pensamentos fugazes, devaneios e fantasias que nos afastam das formas reais pelas quais labutamos e vencemos os desafios cotidianos de nossa realidade.
Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário