Pesquisar no blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Bel. em Filosofia é "filósofo"? Projeto de lei quer responder "sim" à questão!

NOTA DA "ANPOF" SOBRE PROJETO DE LEI QUE QUER REGULAMENTAR A PROFISSÃO DE "FILÓSOFO" NO BRASIL


Mário Ferreira dos Santos, filósofo e escritor, um dos ilustres desconhecidos dos brasileiros.
Prezados colegas:

Tramita no Congresso Nacional, em regime conclusivo, o projeto de lei nº 2533/11, elaborado pelo depudado Giovani Cherini (PDT/RS)* . Seu objetivo é regulamentar a profissão de filósofo no Brasil. Conforme a proposta do deputado Cherini, o desenvolvimento de projetos socioeconômicos regionais, setoriais ou globais deverão contar com a participação de filósofos devidamente registrados no Ministério do Trabalho. Estarão qualificados para o exercício da profissão todos aqueles que possuírem título de bacharel em filosofia, os diplomados “em cursos similares” no exterior, após terem seus diplomas revalidados, além de mestres e doutores não diplomados que exerçam a atividade há mais de cinco anos. O mencionado projeto de lei também assegura que a profissão de “filósofo” poderá ser exercida por membros titulares da Academia Brasileira de Filosofia e “aos por ela diplomados”. Para conferir a íntegra do projeto de lei, acesse:
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=523870

Como representante da comunidade de pós-graduação dos cursos de filosofia no Brasil, a ANPOF vem manifestar seu repúdio a tal projeto.

Cursos de filosofia formam professores de filosofia, que podem ou não ser filósofos. Assim também, cursos de literatura formam professores de literaratura, que podem ou não ser literatos. Finalmente, há filósofos e literatos sem titulação acadêmica. É tão absurdo exigir diplomação específica para alguém ser filósofo quanto seria exigir diplomação específica para alguém ser escritor. A filosofia não é e nem deve tornar-se competência exclusiva de um segmento qualquer, seja ele de natureza estamental, profissional ou ideológico.

Acima de tudo, causa-nos estranheza a prerrogativa que o projeto pretende dar à Academia Brasileira de Filosofia, que qualifica como filósofos João Avelange e Carlos Alberto Torres, capitão da seleção de futebol de 1970. Trata-se de uma associação absolutamente inexpressiva no que concerne aos estudos, projetos de pesquisa e ensino da filosofia em nível universitário. A despeito disso, o referido projeto quer transformar essa entidade na representante da filosofia e da “língua filosófica” nacionais” (artigo 7).

Por essas razões, endossamos o abaixo‑assinado que circula na Internet contra o mencionado projeto, que pode ser acessado a partir do link que inserimos abaixo.

http://www.change.org/petitions/abaixo-assinado-contra-a-regulamentao-de-filsofo-como-profisso-contra-a-regulamentao-de-filsofo-como-profisso

Cordialmente,

Vinicius de Figueiredo (Presidente da Diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia – ANPOF)
NOTA: Concordo com o Vinícius. "Bel. em Filosofia NÃO forma filósofos", de jeito nenhum. Acontece, porém, que esta discussão é antiga e perpassa por questões sócio-econômicas e culturais, uma vez que muitos filósosofos se sentem (e com razão) "marginalizados" de certa forma, haja vista estarmos em uma sociedade tecnicista e pragmática, que abdicou do direito e desafios de pensar. A Filosofia no Brasil ganhou novo fôlego por resolução recente do MEC de reincorporar o estudo filosófico como matéria obrigatória nos cursos do Ensino Médio do país. A situação estava tão ruim que, para se ter uma idéia, no ano passado havia um déficit de mais de 1.500 professores de Filosofia, só no estado de Pernambuco. A regulamentação da "profissão de filósofo", penso, está se confundindo com a de "professor de Filosofia" na cabeça de muitos parlamentares, o que não condiz com a realidade dos acadêmicos. Estas questões precisam ser mehor esclarecidas, antes que se cristalize no ideário popular - se já não estiver - que filósofo é, antes de tudo, uma condição do Sujeito perante o conhecimento e os desafios do mundo que o cerca, independente de graduações e titulações formais.

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!