Pesquisar no blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Nova tensão no Oriente Médio

POTÊNCIAS EUROPÉIAS EXIGEM FIM DE PROGRAMA NUCLEAR IRANIANO

Os líderes de Alemanha, Angela Merkel, do Reino Unido, David Cameron, e França, Nicolas Sarkozy, pediram novamente nesta segunda-feira (23) que o Irã "suspenda imediatamente" seu programa nuclear após a adoção pela União Europeia de novas sanções contra Teerã, em um comunicado comum apresentado pela Presidência francesa. "Pedimos aos dirigentes iranianos que suspendam imediatamente suas atividades nucleares sensíveis", escreveram a chanceler alemã, o primeiro-ministro britânico e o presidente francês, acrescentando, apesar disso, que "a porta está aberta se o Irã aceitar se comprometer seriamente com as negociações sobre seu programa nuclear".

"Nossa mensagem é clara. Nada temos contra o povo iraniano. No entanto, seus dirigentes não conseguiram restabelecer a confiança da comunidade internacional na natureza exclusivamente pacífica de seu programa nuclear", prosseguiram. "Não aceitaremos que o Irã se dote de arma nuclear. Até o momento, o Irã não respeitou as obrigações internacionais, exportando a violência e ameaçando o conjunto da região", prosseguem os dirigentes europeus.

"Até que o Irã retorne à mesa das negociações, ficaremos unidos para aplicar medidas fortes que comprometam a capacidade do regime de financiar seu programa nuclear, mostrando o quanto custará ao país seguir um caminho que ameace a paz e a segurança de todos", concluem Merkel, Sarkozy e Cameron. Os países da União Europeia decidiram, nesta segunda-feira, impor um embargo sobre o petróleo, gradual e sem precedentes, contra o Irã, além de sancionar seu Banco Central, para tentar impedir o financiamento de um programa nuclear que supõem ser destinado à fabricação da bomba, sob a cobertura de atividades civis, o que Teerã sempre negou.

Fonte: G1

NOTA: E ainda há "idiotas úteis" (para usar uma expressão leninista), pregando contra o "imperialismo norteamericano", crentes que o Irã é uma "vítima" em todo esse processo, pelo simples fato de o seu presidente ser terrorista confesso e de proclamar publicamente atos terroristas a nível mundia!!...

Um comentário:

Ronaldo Gomes disse...

Eu sinceramente,mesmo com todo o respeito e admiração que tenho para com o povo iraniano,nunca encarei com bons olhos o perfil do lider politico desse povo sofrido.Vou ser mais objetivo,esse senhor que tem como sonho principal varrer a nação de ISRAEL DO MAPA(DISCURSO IGUAL AO DE GAMAL NASSER NO PASSADO),e que se diz o segundo mohameh ou maomé,tem sérios disturbios de um psicopata-Ronaldo Gomes.

Ofertas Exclusivas!!!!