Pesquisar no blog

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Aliança Evangélica promove consulta pública sobre Reforma Política

ALIANÇA EVANGÉLICA PROMOVE CONSULTA PÚBLICA SOBRE REFORMA POLÍTICA

Aliança Evangélica promove Consulta Pública sobre Reforma Política
Junto com um grupo de organizações cristãs, a Visão Mundial e a Aliança Evangélica Brasileira, promovem até o próximo dia 15 de setembro, uma consulta nacional às igrejas. A consulta tem o objetivo de ampliar o debate sobre reforma política dentro das igrejas e promover a participação e contribuição dos evangélicos na discussão de temas como democracia, corrupção, uso de verbas públicas e maior participação dos cidadãos nas decisões políticas.  Para o pastor batista Ariovaldo Ramos, que é presidente da Visão Mundial no Brasil, o momento é oportuno para a consulta e o debate. “Os jovens começaram esse momento, foram para as ruas, é preciso não perder a palavra da construção de uma nova sociedade, justa, com controle social, onde haja tolerância zero para a corrupção”, diz. 

A iniciativa começou no último dia 14 de agosto, mas já vinha sendo articulada a partir das manifestações populares que se espalharam por mais de 300 cidades do país no mês de junho. "A população brasileira tem demonstrado o anseio legítimo de construir um país mais justo. E a igreja evangélica tem responsabilidade com o país, especialmente com a juventude e as crianças. Certamente, temos algo a dizer e a consulta é uma oportunidade para expressar quais contribuições a igreja pode oferecer para melhorar o Brasil", diz Wilson Costa, pastor presbiteriano e diretor executivo da Aliança Evangélica Brasileira. 

Enquanto aconteciam os movimentos nas ruas por reforma política,  o presidente da Visão Mundial Brasil participou de uma audiência dos movimentos sociais com a presidenta Dilma Rousseff.  Nessa reunião falou-se sobre o direito da população de ter um protagonismo efetivo nas políticas públicas. A partir desse encontro, a liderança da Visão Mundial, junto com a Aliança Evangélica, ajudou na articulação e mobilização das igrejas protestantes brasileiras para discutir a reforma política, dando origem  à Consulta Nacional às Igrejas. “É necessário ajudar o país a pensar esse momento que está vivendo, é necessário esclarecer sobre o papel dos poderes, do Legislativo, do Executivo e Judiciário, é necessário que as autoridades deem mostras de audição ativa, que ouçam o que os jovens gritaram, o que os movimentos sociais estão gritando há tempos e o que nós, como igreja também temos a dizer, e tornem esses gritos em programa de governo”, afirma Ariovaldo Ramos. 

Evangélicos, democracia e participação – O evento de lançamento da Consulta, realizado no dia 15 de agosto na Faculdade de Teologia Metodista Livre discutiu sobre democracia e participação, tendo sido transmitido pela internet para todo o país. No evento explicou-se como funciona a Consulta Nacional às Igrejas Evangélicas. Acessando www.evangelicosparticipacao.org.br , os interessados podem obter ferramentas para a realização de rodas de conversa e debates para a promoção do tema dentro das igrejas. 

Junto à Visão Mundial, outras organizações conhecidas por seu envolvimento na promoção social e na defesa dos Direitos Humanos participam da Consulta, como: Tearfund, Aliança Evangélica Brasileira, Rede Evangélica Nacional de Ação Social (RENAS),  Rede FALE, Fraternidade Teológica Latino-americana (FTL-Brasil), Evangélicos pela Justiça (EPJ), Conselho Latino-Americano de Igrejas (CLAI-Brasil) e a SEPAL. 
Fonte: CPAD News

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!