Pesquisar no blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Neopaganismo e cultura pop - Parte 1 (VÍDEOS)

Cartaz de uma palestra recente do Pr. Mark Driscoll sobre paganismo e a cultura pop.

Na história recente, temos visto um enorme aumento do espiritualismo que, em muitos aspectos, constitui-se no renascimento de práticas ocultistas e esotéricas do passado do Homem. Tais práticas têm inundado a chamada cultura pop dos séculos XX e XXI, trazendo consigo uma enxurrada de novas e antigas formas de manifestações espiritualistas, todas, porém, com um sinistro elo que as une: uma filosofia religiosa que é intrinsecamente oposto aos valores do Cristianismo. Nas décadas de 80 e 90 do século passado, muitos estudiosos dedicaram-se a denunciar os principais ícones da cultura pop, da contra-cultura, na literatura, cinema e na música que, desde as décadas de 50 e 60 ganhavam espaço no meio midiático internacional num movimento que ganhou o nome de Nova Era, isto porque, segundo astrólogos e ocultistas, o mundo estava prestes a passar uma "transformação de consciência universal, ao sair da Era de Peixes - marcada pelo Cristianismo e que durava há pouco mais de 2.000 anos -, para uma nova era, chamada Era de Aquário, a qual seria marcada pelo abandono das práticas cristãs e pelo ressurgimento de religiões pagãs e neopgãs". Este período pelo qual estamos passando é, precisamente, o momento de transição, segundo estes ocultistas, entre as Eras de Peixes e de Aquário, e é por isso que tem-se visto o ressurgimento do paganismo, chamado neopaganismo, com uma tremenda influência na cultura pop de um modo geral.

Para se ter uma ideia, vejamos um dos principais musicais da Broadway, "Hair", que inclusive virou filme. Este musical é de 1967, o período áureo da chamada contra-cultura norte-americana e europeia. A profanação de valores embutida no musical, sua descrição do uso de drogas ilegais, tratamento da sexualidade, irreverência pela bandeira nacional e cenas de nu explícito, causaram enorme controvérsia. Ele trouxe o mundo dos musicais a novos parâmetros, criando o "rock-musical", usando a integração racial para compor o elenco e convidando a platéia a interagir com o espetáculo, subindo ao palco na cena final. Hair conta a história da "Tribo", um grupo de hippies cabeludos politicamente ativos da 'Era de Aquário', que levam uma vida boêmia em Nova York e lutam contra o alistamento militar para o Vietnã. 'Claude', seu bom amigo 'Berger', sua amiga 'Sheila' e outros amigos hippies, tentam equilibrar suas jovens vidas, amores e sexo livre com a rebelião pessoal contra seus pais e a sociedade conservadora norte-americana. Em última análise, 'Claude' precisa decidir entre rasgar seu cartão de alistamento como seus amigos fizeram ou sucumbir à pressão de seus parentes (e da América conservadora) e servir no Vietnã, comprometendo seus princípios pacifistas e arriscando sua vida.


Música original da peça de 1068, chamada Aqurius.

O neopaganismo, como fenômeno religioso, ascende nas décadas de 80 e 90, com a explosão de vários cultos, desde seitas hindus às mais recentes, que cultuam extraterrestres e divindades cósmicas, como o caso do Raelismo e da Cientologia, esta última contando com a participação efetiva de vários astros famosos de Hollywood, como Tom Cruise e Will Smith. Da literatura à música, o neopaganismo (uma insidiosa mistura de filosofias esotéricas recentes, cujos pilares encontram-se em tradições muito mais antigas) ganha força a cada dia, subvertendo os valores cristãos e tentando criar uma sociedade efetivamente erradicada de qualquer vestígio da espiritualidade e moral cristãs. Fora as sociedades de magia que eclodiram nos EUA desde a década de 50, aos cultos satanistas (como o de Anton LaVey, o fundador da "Igreja de Satanás"), e ao retorno do fascínio pela bruxaria (de acordo com alguns dados, entre os 10 livros mais vendidos do mundo nos útimos 50 anos, atrás apenas da Bìblia, estão alguns de magia ou com temática ocultista, como Harry Potter, de J. K. Rowling). Veja o gráfico abaixo:
Top 10 livros mais vendidos no mundo
Fonte: Top 10+

Estaremos postando, a partir de hoje, uma série de artigos com infográficos, vídeos e referências bibliográficas, que mostram o avanço desse novo fenômeno espiritualista, ao qual chamamos de neopaganismo. Veremos o porquê de sua penetração social, principalmente entre os jovens. Quais suas fontes? Em que se baseia a mensagem espiritualista pagã de nossos dias? Por que temáticas como vampirismo, magia negra, necromancia, demonologia e sociedades secretas estão praticamente onipresentes em toda a indústria do entretenimento? Quais os efeitos a médio e longo prazo desta "descristianização" do Ocidente? Por que alguns estudiosos já falam em um período "pós-critão"? E, nesse primeiro post, apresentamos dois vídeos de um documentário alemão sobre o neopaganismo na cultura pop. Trás informações inéditas sobre a simbologia ocultista presente nos trabalhos de alguns dos mais famosos ídolos pop dos séculos XX e XXI. Veremos também, nos vídeos abaixo, quais os significados das mensagens ocultistas empregadas em clipes, músicas, filmes e seu objetivos subliminares. Estaremos desvelando a influência neopagã na cultura pop, desde suas raízes, até seus objetivos, expostos por alguns de seus maiores ícones aqui, no blog Fatos em Foco. Esteja atento e divulgue estas informações, principalmente a grupos e estudos bíblicos, pesquisas teológicas e a todos aqueles que têm interesse em expor as nefastas faces do ocultismo renascido em nossos dias. 


Ocultismo e cultura pop: o legado do bruxo Aleister Crowley.


Ocultismo e cultura pop:  mensagens ocultas.

OBS.: para mais informações sobre o assunto, basta clicar, na categoria "Misticismo e Ocultismo na História". Todos os posts do blog, com esta temática, serão mostrados pela ordem da data em que foram publicados. 

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!