Pesquisar no blog

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Drogas: A nova ´moda´ é um anestésico para animais

UMA NOVA ´MODA´ EM FESTAS RAVE: O ´SPECIAL K´, UMA DROGA DE USO VETERINÁRIO, FEITA PARA ANIMAIS DE GRANDE PORTE



A equipe do "Noite Legal", formada por policiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública para intensificar o combate a práticas ilegais em eventos noturnos, diz que uma nova droga vem se infiltrando nas festas cariocas, o "special k". Produzida a partir de anestésico veterinário e do cloridrato de cetaína, a droga foi flagrada numa rave no interior do Rio.

A primeira apreensão relacionada à droga, envolvendo traficantes cariocas, foi feita em São Paulo, onde o Denarc (Departamento de Investigações sobre Narcóticos) prendeu um suspeito procedente do Rio de Janeiro com 42 pecas de special k na Parada Gay. No Rio de Janeiro, a droga estava sendo consumida na festa de música eletrônica XXXperience, realizada, conforme registro da polícia de Cachoeiras de Macacu, na região de Baixadas Litorâneas, onde 38 jovens foram presos no fim de semana. As pistas de rave são o principal território de consumo e de venda das chamadas drogas sintéticas, informa a polícia.

Segundo o coordenador da operação, Rafael Marzano, a droga é inalada pelos usuários depois de ser desidratada. “Ela vem na forma líquida dentro de vidrinhos, os usuários colocam esse líquido no microondas e o transformam em pó. Depois cheiram como se fosse cocaína”, explica Marzano.

Quantidade consumida anestesiaria um leão
O veterinário André Sena Maia explica que a droga é usada para anestesiar animais de grande porte, como leões e chimpanzés. “A droga separa o córtex do sistema límbico, que é responsável por controlar as emoções. Essa comunicação é interrompida pela anfetamina, causando a sensação de euforia,” diz ele.

Nos animais utilizamos o special k na forma injetável, para confundir o sistema mental dos bichos. Mas, a cada anestesia, a dose aumenta porque o organismo fica tolerante e se acostuma com a droga” revela.

De acordo com o veterinário, a droga causa no ser humano efeito semelhante. O alucinógeno pode provocar dependência química, além de provocar taquicardia e aumento da pressão arterial, podendo levar o usuário a infartos fulminantes. “A quantidade que os usuários estão ingerindo daria para anestesiar um leão. Se a droga for consumida junto com bebida alcoólica o efeito se potencializa”, alerta.

Apreensão na Parada Gay
No dia 25 de maio, a polícia de São Paulo prendeu em flagrante um traficante que foi do Rio de Janeiro para São Paulo vender drogas durante a Parada Gay. Com o traficante carioca, os policiais apreenderam 42 porções de special K. Ele foi levado para a sede do Departamento de Investigações sobre Narcóticos (Denarc), em Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

Venda controlada
O special k tem a venda controlada, só podendo ser vendido para veterinários, que no ato da compra têm seu CRMV (Conselho Regional de Medicina Veterinária) anotado pelo revendedor.

Fonte: G1

NOTA: Qual o problema? Falta completa de perspectivas.... E, por quê? Porque não vemos um esforço conjunto, nacional, para que se minimize ao máximo o fascínio que as drogas exercem, por meio daqueles que lucram com isto. Informação, controle e penas mais severas. Enquanto isto não acontecer, estaremos dando ´socos nas ondas´, e mais famílias e jovens têm suas vidas destruídas.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo,
Diga NÃO às drogas!

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!