Pesquisar no blog

terça-feira, 3 de junho de 2008

Mais uma sobre drogas

ESTUDOS COMPROVAM QUE O USO DE MACONHA ´ENCOLHE O CÉREBRO´. ENQUANTO ISSO.... A APREENSÃO DA DROGA, NESTE ANO, SOMENTE NO RIO DE JANEIRO, JÁ ULTRAPASSA (E MUITO) TODA A APREENSÃO DE 2007!!



Fumar maconha com freqüência e por um tempo prolongado pode encolher partes do cérebro que governam memória, emoções e agressão, segundo um estudo publicado no Archives of General Psychiatry.

Os cientistas usaram exames de imagens obtidas por ressonância magnética para mapear o cérebro de pessoas que haviam admitido fumar mais de cinco cigarros de maconha por dia por um período de pelo menos dez anos e compararam as imagens com as do cérebro de pessoas que nunca usaram a droga.

Os que fumavam maconha regularmente tinham um hipocampo - parte do cérebro envolvida no desenvolvimento de emoção e memória - 12% menor e uma amígdala cerebelar - que tem um papel no controle do medo e da agressão - 7% menor.

Quinze usuários de maconha e 16 pessoas que não fumavam a droga participaram do estudo liderado por Murat Yücel, da Universidade de Melbourne, na Austrália.

"Ainda que o uso moderado não leve a efeitos neurotóxicos significativos, os resultados sugerem que o uso diário em excesso pode ser tóxico ao tecido do cérebro humano", diz o estudo.

Os usuários de maconha também tiveram um pior desempenho em testes de memória verbal - sem uma correlação com o tamanho das partes do cérebro avaliadas - e tinham mais propensão a sintomas leves de doenças psiquiátricas como esquizofrenia.

Fonte: BBC


Enquanto isso... ´Apreensões de maconha, no Rio, somam 12,5 toneladas, só este ano´


Ao menos 12,5 toneladas de maconha já foram apreendidas neste ano --todas nos últimos 45 dias-- na região metropolitana do Rio. Apenas nesta segunda-feira, 2,5 toneladas da droga foram encontradas na Rocinha (zona sul do Rio - foto), em operação da polícia no local para conter recentes invasões de traficantes locais a favelas vizinhas.

A Secretaria Estadual de Segurança afirma ter alcançando um recorde com apreensões de maconha. Em todo o ano passado, foram 10 toneladas encontradas na região metropolitana, contra uma média de 2 toneladas nos últimos anos, afirmou o chefe da Polícia Civil no Rio, Gilberto Ribeiro.

"Ano passado apreendemos cerca de 10 toneladas de maconha e isso é inédito. Nos outros anos, não havia sido 20% do total do ano passado. E esse ano já superamos essa quantidade", disse Ribeiro na DCOD (Delegacia de Combate às Drogas), no centro do Rio, para onde foi o material apreendido na operação da Rocinha.

Além da maconha, a polícia disse ter apreendido 30 kg de um pó branco que se assemelha à cocaína. As apreensões tiveram que ser rebocadas por um helicóptero da polícia, por causa da quantidade.

Fontes: Folha On-line,
Terra

NOTA: Não é possível que ainda haja pessoas que defendam o uso de ´drogas leves´, ilustrando sua tese com a maconha. A maconha É um entorpecente psicoativo sim, destrutivo, altamente prejudicial à saúde. Esta é a verdade dos fatos. Precisa ser erradicada com prevenção, com informação, com ação enérgica por parte das autoridades - coisas que faltam, e muito em nossas políticas sociais. Enquanto isso.... bem, é o que se vê, acima. Mais usuários, mais tráfico, mais violência, mais segregação familiar.... mais usuários, mais tráfico ad infinitum.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!