Pesquisar no blog

segunda-feira, 2 de junho de 2008

O quê está acontecendo no México?...

A VIOLÊNCIA NO MÉXICO, POR CAUSA DAS DROGAS, TEM CAUSADO FATOS IMPRESSIONANTES: DEPOIS DE UM FEROCÍSSIMO ATAQUE ÀS AUTORIDADES, NA CIDADE DE ´VILLA AHUMADA´, TODA A FORÇA POLICIAL E OUTRAS AUTORIDADES FUGIRAM COM TANTA PRESSA, QUE SE ESQUECERAM DOS PRESOS QUE SERIAM LIBERTADOS!



"Um massacre ocorrido aqui há pouco mais de duas semanas transformou esta cidade, antes pacata, em um emblema assustador da violência das drogas que está varrendo o México no último ano e meio, destruindo forças policiais locais, aterrorizando cidadãos e tornando quase impossível para as autoridades se imporem.

Na noite de 17 de maio, dezenas de homens armados com rifles de assalto entraram na cidade em várias caminhonetes e começaram a atirar. Eles mataram o chefe de polícia, dois policiais e três civis. Então seqüestraram cerca de 10 pessoas, disseram testemunhas. Apenas uma foi localizada, encontrada morta e enrolada em um tapete em Ciudad Juárez.

Toda a força policial municipal pediu demissão após o ataque, e as autoridades fugiram da cidade por vários dias, partindo com tamanha pressa que esqueceram de soltar os infratores leves que estavam detidos na cadeia da cidade. Os governos estadual e federal enviaram 300 soldados e 16 policiais estaduais para restaurar algum aspecto de ordem. Mas os moradores continuam apavorados.

Rua vazia em Villa Ahumada, cidade que sofreu uma onda de violência recente

"Sim, estamos com medo, todos estão com medo", disse José Antonio Contreras, 17 anos, que foi ameaçado por um dos homens armados. "Ninguém sai à noite."

Os turistas que dirigem rumo as praias da Costa do Pacífico vindos do Texas passam por Villa Ahumada, na Estrada 45. Há não muito tempo, esta cidade empoeirada no caminho da ferrovia era mais conhecida por suas bancas de burritos à beira da estrada, seu bom queijo e por já ter registrado uma das temperaturas mais frias no México, 5ºC negativos em janeiro de 1962.

Mas nos últimos anos, ela também se tornou uma estação intermediária de uma das maiores rotas de tráfico de drogas do México. Villa Ahumada se encontra a cerca de 137 quilômetros ao sul de El Paso, na principal estrada da cidade de Chihuahua até Ciudad Juárez, na fronteira.

A violência das drogas no México atualmente está tão disseminada que atinge até mesmo comunidades pequenas como esta, que conta com menos de 9 mil moradores.

Por todo o país nos últimos 18 meses, mais de 4 mil pessoas morreram em ataques semelhantes e tiroteios, enquanto o presidente Felipe Calderón tentava retomar as cidades onde a polícia e autoridades locais estavam na folha de pagamento dos chefões das drogas.

Na semana passada, sete policiais federais morreram em um tiroteio com capangas de um cartel enquanto tentavam entrar em uma casa em Culiacán, Sinaloa, uma cidade notória por seus traficantes. Os policiais foram enviados à cidade, juntamente com 2.700 outros soldados e agentes, para rastrear um chefão das drogas que teria ordenado a morte do chefe da polícia federal, que foi assassinado na Cidade do México, em 8 de maio. (...)

Em Villa Ahumada, menos de duas semanas após o massacre, as pessoas permanecem tão intimidadas que até mesmo o prefeito e seu comissário de polícia recusaram os pedidos de entrevista. Ao serem perguntados sobre quem eram os atiradores e por que vieram, a maioria dos moradores entrevistados balançou a cabeça e sussurrou que espiões estavam por toda parte. Em particular, entretanto, alguns reconheceram que a cidade há muito é lar de narcotraficantes associados ao chefão Pedro Sánchez Arras.

Moradores assustados, que não quiseram ser identificados, disseram que o agente de Sánchez na cidade era Gerardo Gallegos Rodelo, um rapaz durão de 19 anos que circula com um grupo armado. Há rumores de que ele e Sánchez tinham ligações com o cartel das drogas em Ciudad Juárez, que é controlado pela família Carrillo Fuentes. As autoridades não confirmaram a alegação.

Vários moradores disseram que Gallegos e Sánchez também pareciam desfrutar de boas relações com a polícia local. As pessoas davam de ombro e toleravam o acordo. Afinal, a cidade era pacata, alguns disseram. Parecia melhor deixar as coisas como estavam.

Para ler a notícia na íntegra, clique AQUI.

Fonte: Uol Notícias

NOTA: Mais uma vez, insisto: o problema das drogas tem sido o maior dos sintomas da secularizada e pós-modernizada sociedade ocidental. E este problema não é só no México, não. Varre toda a América Latina, pois o consumo nos EUA e na Europa, atualmente, atinge níveis extratosféricos. Uma política incisiva por parte dos Estados, um corte total com organizações criminosas que vivem do tráfico de drogas e da destruição de vidas é premente. As sociedades PRECISAM cobrar de seus governos uma postura mais enérgica!!! Observe, caro leitor, que isto só se dá por causa da corrupção e permissividade das autoridades. Aonde vamos parar? Em guerras civis? Estas, se acontecerem, serão mais sujas do que as que acontecem no Oriente, pois sequer há ideais para se lutar... luta-se pelo controle de pontos de tráfico, por mais propina, por mais corrupção insidiosa. Que o Senhor Deus tenha misericórdia de todos nós, nestes dias.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!