Pesquisar no blog

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Pena de morte, no mundo

CRESCE O NÚMERO DE PESSOAS NOS ´CORREDORES DA MORTE´ DE VÁRIOS PAÍSES



De acordo com o relatório anual publicado pela Anistia Internacional, pelo menos 1.252 pessoas foram executadas por seus governos em 2007. O Paquistão é o país com o maior número de pessoas no corredor da morte: são 7.436 prisioneiros esperando pela execução. Nos EUA, o segundo colocado, este número é de 3.263.

A China aparece na terceira posição, embora seus números não sejam precisamente comparáveis -- assim como no Iraque e na Índia, no ano passado o número de chineses executados pelo Estado foi maior do que o número total de pessoas que estavam aguardando a pena de morte.

A terceira posição da China no ranking pode refletir o fato de que o país aplica a pena capital com rapidez, ao invés de permitir longos recursos judiciais, o que mantém menos pessoas à espera da execução. Já nos EUA, os longos processos e recursos podem explicar o número relativamente grande de pessoas no corredor da morte.

Fonte: Opinião e Notíca

NOTA: O crescimento absurdo da violência tem feito com que alguns países revejam suas leis penais, e aqueles que já são considerados contumazes nos julgamentos e aplicação de penas capitais têm aumentado os número destas sentenças. Um reflexo da falência de vários sistemas sociais, pois, como parece claro, os números muitas vezes são maquiados, principalmente em países mais fechados, alheios às pressões de grupos internacionais que perscrutam tais países por dados concretos. Negar que vivemos em uma sociedade que gera violência, combatendo violência com violência, cultuando-a, incentivando-a, banalizando-a é negar o óbvio. Infelizmente, estes números, ao que tudo indica, continuarão a aumentar.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!