Pesquisar no blog

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Dezenas de pessoas morrem em festival religioso, na Índia (VÍDEO)

147 MORREM PISOTEADOS EM UM TUMULTO RELIGIOSO, NA ÍNDIA. ESTE É MAIS UM TRISTE EPISÓDIO DE UMA SÉRIE DE CATÁSTROFES EM CERIMÔNIAS RELIGIOSAS HINDUS, NAS QUAIS CENTENAS DE PESSOAS PERDEM SUAS VIDAS DE FORMA FRÍVOLA




Pelo menos 147 pessoas morreram pisoteadas e outras 150 ficaram feridas nesta terça-feira em um templo hindu na cidade de Jodhpur, no estado indiano do Rajastão, ao norte do país.

Milhares de devotos estavam reunidos desde a madrugada no templo Chamunda Devi, localizado no topo de uma montanha, para acompanhar o início do festival hindu de Navaratra.

Durante a temporada de festivais hindus, muitas pessoas se reúnem nos templos em todo o país, muitas vezes com pouco ou nenhum esquema de monitoramento ou controle da segurança das multidões presentes nos locais.

Ainda não está claro como o tumulto começou, mas alguns relatos dão conta de que uma das paredes do templo desmoronou, causando pânico e corre-corre. Centenas de fiéis desceram correndo do templo chocando-se que os outros que estavam embaixo participando do festival.

Sem equipes de emergência no local, muitas pessoas tentavam ressuscitar as outras no local. Segundo o correspondente da BBC no sul asiático Chris Morris, as imagens da televisão local mostram dezenas de corpos no chão no templo.

Morris disse que incidentes desse tipo acabam provocando um número alto de mortos por causa do grande número de devotos que se reúnem para as celebrações religiosas nos templos. Em agosto, 140 pessoas morreram pisoteadas em um templo localizado no estado de Himachal Pradesh, também ao norte do país.

Fonte: BBC

NOTA: É necessário respeito por quaisquer manifestações religiosas, mas isto é o que menos há na Índia, local de cada vez mais intensos e furiosos ataques contra cristãos. O estado de tensão, que é muito incompreendido pelo Ocidente dá-se, em parte, pela própria cosmovisão religiosa hindu, paradoxal e fortemente baseada na guerra. As divindades hindus são divindades de guerra e a ferocidade ou excentricidade de seus cultos só podem ser explicadas se analisarmos bem as características de tais divindades. Longe do glamour de filmes e comerciais de tv, a Índia é um país miserável, com pouquíssima infra-estrutura urbana, e o desespero faz com que muitos se voltem às 33.000.000 (trinta e três milhões) de divindades existentes para o arrefecimento de suas adversidades. Não é à toa que o hinduismo é visto como um pantão caótico de deuses, os quais por serem tantos, regem todos os aspectos da vida de um homem comum. E, quando acontecem fatalidades completamente ´evitáveis´ como esta, simplesmente voltam-se à idéia de ´karma´e seguem suas vidas, como se nada tivesse acontecido.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!