Pesquisar no blog

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Denúncia com efeitos pragmáticos de tudo o quanto está ruim no sistema de exploração em que vivemos

COMO É (E DEVERIA SER) A EXTRAÇÃO DE MATÉRIA, A PRODUÇÃO, A DISTRIBUIÇÃO E O CONSUMO DOS BENS DE PRODUÇÃO - DOCUMENTÁRIO REALISTA "A HISTÓRIA DAS COISAS"



A eco-ativista Annie Leonard conta no site no documentário "A História das Coisas", em vinte minutos, que a história das coisas que consumimos é muito mais do que a extração, produção, distribuição, consumo e descarte, como define linearmente a economia dos materiais. Durante 10 anos pesquisou de onde as coisas vêm e para onde vão realmente. A "História das Coisas" expõe as conexões entre um enorme número de importantes questões ambientais e sociais, demonstrando que estamos a destruir o mundo e a auto destruirmo-nos, e assim apela a criar um mundo mais sustentável e justo para o planeta Terra e seus habitantes. Este video ensina, faz rir, e tenta mudar a forma como olhamos para todas as coisas que existem na nossa vida. Vale a pena parar 20 min. para ver. Um excelente documentário.




NOTA: Há um apelo crescente à uma ´consciência global´ seguida de um espiritualismo estranho, meio animista meio neopagão, que se utiliza da filosofia conhecida como "eco-consciência" para impregnar a sociedade com valores revisionistas dos preceitos de crença em Deus. Não parece ser o caso deste documentário que, diga-se de passagem, muito bem escrito é um alerta real da forma como estamos gerindo o planeta, a partir da extração das matérias-primas que se transformam em todas as coisas consumíveis que nós queremos (e que muitas vezes não precisamos). Este consumismo basea-se num mal uso do capital (observe que chega a ser uma meta ´espiritual´, de acordo com alguns teóricos da economia) e na negligência em relação à poupança. Para se gastar mais é necessário ter mais. Para se ter mais é necessário querer ter mais e o que deveria ser um "meio", o capital, torna-se um fim, em termos práticos. Não é à toa que alguns reduzem o sistema em que vivemos como uma tola busca pela riqueza - mas observe que riqueza só tem sentido, neste sistema, com consumo. E é justamente isto que está sendo denunciado no presente vídeo.

"Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.". 1 Carta de Paulo a Timóteo, 6:10

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!