Pesquisar no blog

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

México, violência em números altíssimos... E, pasme: Somente em um estado brasileiro, conseguimos ser (muito) mais violentos!!

POLÍCIA DO MÉXICO RECEBE CAIXA COM QUATRO CABEÇAS DECAPITADAS NUMA GUERRA DE 3,8 MIL ASSASSINATOS POR CAUSA DO TRÁFICO DE DROGAS, NO PAÍS. ACHOU ISTO VIOLENTO? ENTÃO, LEIA A SEGUNDA PARTE DO ARTIGO PARA VER COMO ESTÁ A SITUAÇÃO SOMENTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO...



A polícia da cidade de Ascención, no norte do México, recebeu uma encomenda contendo quatro cabeças decapitadas de homens não identificados. As cabeças chegaram à Polícia Municipal da cidade no dia 14 de outubro, em uma caixa térmica com gelo e com a inscrição: "Vacinas, material delicado. Manusear com cuidado", segundo o jornal mexicano La Prensa. Os policiais que receberam a encomenda pensaram que se tratava de um engano, apesar de o endereço de entrega ser o da polícia de Ascención. Pensando que a caixa pertencia a hospitais ou clínicas particulares, a polícia consultou hospitais locais sem obter resposta.

Exames
Os policiais decidiram, então, abrir a caixa térmica e encontraram uma das cabeças. Ao notar que era uma cabeça humana, a polícia de Ascención entrou em contato com a Procuradoria de Justiça do Estado, que enviou especialistas examinar o conteúdo da caixa. Segundo os especialistas, a caixa tinha, ao todo, quatro cabeças decapitadas, todas de homens, com idades entre 25 e 35 anos. Além das cabeças, também foi enviada uma carta, cujo conteúdo não foi divulgado. Os exames indicaram que as vítimas foram decapitadas depois de mortas, mas ainda não se sabe a identidade e nem o paradeiro de seus corpos. A cidade de Ascención não fica muito distante de Ciudad Juarez, perto da fronteira com os Estados Unidos.
Ciudad Juarez tem a fama de ser uma das mais violentas do México, com mais de 25% dos 3,8 mil assassinatos relacionados ao tráfico de drogas ocorridos no país desde o início do ano. As autoridades descartaram a hipótese de uma das cabeças pertencer a um comandante da polícia mexicana que foi seqüestrado no dia 18 de maio de 2008.

Fonte: Extra On-line


´PE Body Count´, ligado ao contador de homicídios instalado em Pernambuco, já conta com incríveis 3518 assassinatos - de janeiro de 2008 até ontem; e denuncia o descaso absoluto das entidades governamentais com a segurança do estado. Veja, mais abaixo, que Pernambuco é um estado com ´violência continental´!!!

Carlos, Valdebrando, Alexssandro, Edílson, Daniel, José, Carlos Danilo e ainda uma mulher não- identificada, encontrada morta em um engenho, em Ipojuca, e um homem não-identificado, executado a pauladas em Aguazinha, Olinda. Essas dez pessoas foram assassinadas no último dia de setembro, em Pernambuco. Nove na Região Metropolitana do Recife. Uma no Agreste. Com essas mortes, o total de homicídios anotados este ano (De janeiro a setembro) no Estado chegou a 3.390. No comparativo com o mesmo período de 2007 há uma redução de 81 casos, ou 2,3%. No entanto, quando se analisa o período do segundo ano do Pacto pela Vida (de maio a setembro), o resultado se inverte. Há um crescimento de 2,7% no número de homicídios e o pior, setembro aparece como o segundo mês seguido de alta nos índices.

Homem que, segundo jornal do estado, deletava ´inocentes´ à polícia, roubava, traficava drogas e que até já havia sido preso pelo espancamento da irmã e da mãe foi morto, neste ano, em PE. Como podem ver, a comunidade festeja o assassinato de oito tiros à queima-roupa até com papéis picados. Como diz o PE Body Count: "Coisas de Pernambuco".

A diferença de resultado quando se compara de janeiro a setembro e de maio a setembro (período do segundo ano do Pacto pela Vida) está no fato de que os três primeiros meses de 2007 anotaram números acima de 400 mortes. Isso faz com que o acumulado do ano passado (nos nove primeiros meses), seja maior do que o deste ano (em igual período).

Mesmo com todo o investimento que o Governo do Estado diz ter feito na área da Segurança Pública, 2008 já acumula quatro meses (abril, junho, agosto e setembro) com mais homicídios do que os períodos correspondentes no ano passado. Os dados sobre assassinatos foram fornecidos pela (janeiro a agosto) e pelo site contador de homicídios PEbodycount (Agência Condepe/Fidemwww.pebodycount.com.br).

Sempre que é indagado sobre a estratégia usada para fezer o número de homicídios cair, comparando dados de 2008 com 2007, o governo do Estado afirma que o combate aos grupos de extermínio seria um dos motivos para a redução. No entanto, ao analisar os números de Caruaru, por exemplo, onde foi desarticulado um grupo de extermínio em abril de 2007, o que vemos é que houve na verdade crescimento.

De janeiro a agosto de 2007, Caruaru teve 107 homicídios. No mesmo período deste ano, esse total subiu para 119 casos. Um crescimento real na violência em uma cidade onde foi desarticulado um grupo de extermínio que as autoridades asseguraram que matava 200 pessoas por ano.

As causas e conseqüências do segundo mês seguido de alta nos homicídios em Pernambuco não mereceram comentários nem da Secretaria de Defesa Social, tampouco do gestor do Pacto pela Vida, o secretário de Planejamento, Geraldo Júlio. As assessorias da SDS e da Secretaria de Planejamento foram contactadas, mas não deram retorno. Desde que o vice-governador, João Lyra Neto, assumiu a Secretaria de Saúde, há quatro meses, o gestor do Pacto pela Vida passou a ser o secretário de Planejamento, Geraldo Júlio.

No caso da Secretaria de Defesa Social, dados sobre grupos de extermínio foram solicitados por email e por telefone, desde a última segunda-feira, mas não houve resposta. Ontem, uma avaliação sobre o aumento dos homicídios foi pedida tanto por telefone, quanto por email.

Informações sobre a política de segurança do Estado vêm sendo sistematicamente sonegadas pelas secretarias há meses. O cientista político e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco, Jorge Zaverucha, solicitou dados sobre o Pacto pela Vida desde o último mês de junho e nunca foi atendido. A Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Pernambuco, e a Associação dos Oficiais da Polícia Militar também fizeram solicitações semelhantes e igualmente foram ignoradas.


Violência de proporções continentais: Comparação feita pelo Jornal do Commércio de Pernambuco entre a violência do estado e todo o continente europeu. Pernambuco contabiliza mais de 75% de todos os homicídios da Europa inteira!

Clique na figura para ampliá-la.

A população pernambucana é cinqüenta e cinco vezes menor que a da União Européia (UE), mas o número total de homicídios nos 25 países é pouco maior que o do estado. Em 2005, foram 4460 pessoas mortas em Pernambuco. O número corresponde a 75% dos crimes contra a vida de todo EU (Fonte: Eurostat, IBGE, SDS-PE).

Há quase uma década as taxas de homicídios se mantêm acima de 50 mortes por grupo de 100 000 habitantes. No primeiro semestre deste ano, Pernambuco já perdeu 2196 vidas. Recife é a capital mais violenta do país e figura no ranking como a 9º das 5.564 cidades brasileiras. Além disso, seis dos dez municípios mais violentos do estado (Recife, Jaboatão, Cabo de Santo Agostinho, Ilha de Itamaracá, Goiana e Olinda) pertencem à Região Metropolitana do Recife. Os dados são do "Mapa da Violência nos Municípios 2008", um estudo realizado em conjunto pela Rede de Informação Tecnológica Latino Americana (RITLA), Instituto Sangari, Ministério da Saúde e Ministério da Justiça.

A publicação do Gabinete de Assessoria Jurídica às Organizações Populares (GAJOP), “A criminalidade no Recife: um problema de amplitude nacional”, faz uma distinção entre os conceitos de criminalidade e violência. De acordo com o estudo, essa última representa a crise de sociabilidade, transcende os atos ditos marginais e funciona como uma manifestação, ainda que em linguagem difusa, do desespero em relação ao futuro. É, pois, um reflexo da falta de solidariedade social.

As explicações para as proporções continentais da violência em Pernambuco apresentadas no Plano Estadual de Segurança Pública (PESP-PE 2007) apontam fatores como a fraqueza das instituições estatais nas regiões de maior vulnerabilidade social; o elevado grau de desorganização social urbana e a alta disponibilidade de armas de fogo sem controle. O plano, lançado em maio de 2007, é diretamente vinculado ao Pacto pela vida, carro chefe da atual gestão do Governo do Estado, e tem como principal objetivo reduzir a violência, sobretudo os crimes contra a vida.

Quando lançado, o pacto tinha como meta diminuir em 12% a taxa de homicídios ao longo de um ano. O feito seria resultado de uma ação transversal das várias secretarias estaduais que colocariam em prática os 138 projetos. Depois de um ano, o resultado foi a redução de pouco mais da metade do índice esperado – a taxa de homicídios caiu em 6,9%. Ao plano foram acrescentados mais 32 projetos, mas apenas 70% das propostas saíram do papel.

Fonte: PE Body Count

NOTA: Oremos pelo fim da violência sem controle algum do estado de Pernambuco. É um problema social gravíssimo, sem dúvidas. A população geme com o total descaso do estado ao ponto de produzir cenas dantescas, como as que foram publicadas originalmente no ´PE Body County´. Estes milhares de homicídios, só em Pernambuco, ilustram como é gravíssima o problema da violência em todo o país. Quantos milhares mais precisarão ser mortos para que se comece a fazer algo, efetivo? Quantos bilhões precisarão ser roubados ainda dos cofres públicos para que os corruptores e corrompidos, principalmente funcionários públicos, percam seus postos e paguem por seus crimes? O que é preciso ocorrer ainda para que a situação no referido estado mude e haja alguma esperança para a população? Parece uma brincadeira!!... Quanto descaso!! Aonde estão o governo e suas secretarias??... Exmo. Sr. Governador Eduardo Campos (PSB) a população do seu estado pede socorro!!...

O governo do estado de Pernambuco tem um link para quem quiser enviar-lhe uma mensagem. Se você quiser comentar sobre a situação da segurança pública ou qualquer outra no estado, clique AQUI.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!