Pesquisar no blog

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

OEA: América Latina vive uma ´epidemia do crime´!

PARA SECRETÁRIO-GERAL DA OEA, PAÍSES LATINO-AMERICANOS VIVEM "UMA EPIDEMIA DO CRIME"



O crime é "uma epidemia na América Latina", destacou hoje (30/10) o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), José Miguel Insulza (foto), que destacou o alto índice de homicídios registrado pelos países da região. Em entrevista, Insulza disse que é possível catalogar isso porque "a Organização Mundial da Saúde (OMS) qualifica como epidemia toda doença que produz mais de dez casos sobre 100 mil, e há muitos casos de homicídios sobre esse percentual, há cerca de 60 homicídios sobre 100 mil em alguns países".

A média em toda a América Latina é de 27 em cada 100 mil habitantes, portanto "temos uma epidemia do crime que deve ser enfrentada", acrescentou. Segundo Insulza, para combater essa situação "pode-se trabalhar muito melhor", lutando contra os delitos transnacionais, como o tráfico de drogas. "Temos que coordenar muito melhor a ação de nossos países nessa matéria", acrescentou, para destacar que é preciso adotar medidas "não somente para prevenir a produção, mas também para combater o consumo. É preciso fazer um esforço maior nos países onde se consome droga", acrescentou.

Os líderes da região ibero-americana aprovarão na cúpula de San Salvador uma declaração na qual pedem a coordenação dos esforços para "romper o vínculo entre organizações criminosas dedicadas ao narcotráfico e ao tráfico ilegal de armas, em particular pequenas e ligeiras, que geram um alto índice de violência". O pedido está incluído na minuta de um comunicado conjunto proposto pelo México, ao qual a Agência Efe teve acesso. O país está sendo afetado, nos últimos meses, por uma onda de violência causada por organizações dedicadas ao narcotráfico e a outros crimes.

"O crime organizado transnacional, o problema mundial das drogas, as quadrilhas criminosas e o seqüestro constituem graves ameaças ao bem-estar e à segurança popular, que afetam toda a comunidade ibero-americana", afirma a declaração que sairá da cúpula. Os líderes de América Latina, Espanha e Portugal acham necessário também para combater a violência "coordenar estratégias, trocar informação em tempo real e realizar ações coordenadas para combater a lavagem de dinheiro e o tráfico ilícito de armas".

Fonte: Yahoo

Enquanto isso, as estimativas para o nosso país são estas: De acordo com um levantamento da ´DataSUS´,do início do ano, o Brasil deve chegar em 2008 (desde que o banco de dados foi criado) a incríveis 1 milhão de homicídios!!!



A mais antiga e confiável fonte de informação sobre mortes do Brasil, do Ministro da Saúde, completa 30 anos no final de 2008. Desde 1979, o banco de dados registra um número acumulado nessas três décadas bem próximo de 1 milhão de homicídios. As informaçãoes são do jornal O Estado de São Paulo. O número pode ser comparado ao de países em guerra, segundo o jornal. Angola demorou 27 anos para chegar a um milhão de mortes, mas estava oficialmente em guerra civil. A estatística é de um estudioso da violência, o economista Daniel Cerqueira, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que quer alertar para a "tragédia anunciada" da segurança pública brasileira.

Para ler o artigo completo, clique AQUI.

NOTA: Parece que as palavras do profeta Oséias, escritas há uns 800 anos antes de Cristo, foram feitas para nós, atualmente. No livro que leva seu nome, na Bíblia, no cap. 4, versículo 2, ele escreve: "O que só prevalece é perjurar, mentir, matar, furtar e adulterar, e há arrombamentos e homicídios sobre homicídios.". Por causa disto Deus trouxe o juízo sobre Israel. Pela mesma causa Deus trará o juízo sobre as sociedades que, secularizadas, não se impressionam mais em nada no que se refere à violência, pelo contrário: Continuam a cultuá-la e a viverem como se a vida humana, de fato, não valesse coisa alguma.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!