Pesquisar no blog

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Auto-reflexão da condição de nossa raça

O PARADOXO DE SER HUMANO




Percebe-se a dubiedade da condição humana quando se confrontam aspectos inerentes àquilo que somos. Isto está presente, inclusive, em nossas auto-definições. A própria palavra humano revela sua ambiguidade podendo significar terno, amável, ou egoísta e mau, dependendo do contexto. Nossa dubiedade intrínseca levou-nos, na atualidade, a relativizarmos comportamentos, definições e até absolutos, pois escrevemos "certo"o e "errado", "verdade" e "mentira" com "" (aspas), evidenciando a gravidade de nossa saúde existencial.

Incorrendo neste sinuoso percurso de existência, cometemos a mais inconsequente das ambiguidades quando fingimos, pragmaticamente, que tais inversões não acontecem. De certa forma, parece que se torna mais fácil, pela práxis que idealizamos, vivermos de paradoxo em paradoxo, de contrasenso em contrasenso. Intolerantemente, defende-se a tolerância! Relativiza-se tudo, menos o relativismo! Assim vivemos, enganando-nos, mentindo para nós mesmos e, ao mesmo tempo, repudiando o falso, o ilusório.

Curioso é notar que se utiliza a lógica para assassiná-la. Ao que tudo indica, os primeiros textos em que estava impregnada a idéia politicamente correta de relativizarmos conceitos inelutáveis, como verdade, mentira, certo e errado, foram os acadêmicos, o que constituiu-se em um dos maiores engodos da história da epistemologia humana. Criamos, portanto, uma patologia
intelectual da qual parece ser impossível sair.

Este é o ser humano. Brilhantemente confuso. Talvez o único ser que em toda a Criação consiga subsistir em regras paradoxais criadas por si. Uma raça cuja própria definição é ambígua. Infelizmente, não tem percebido que a patologia existencial em que se meteu tende a frustrá-lo a tal ponto que, temo, torne-se impossível, por quaisquer de seus métodos, alguma possibilidade de cura.

...Graças a Deus, por Jesus Cristo nosso Senhor, que nos livra de todos os paradoxos existenciais que nos frustram e nos impedem de vivermos plenamente. Isto, porque só podemos viver plenamente, sem quaisquer frustrações, quando vivemos em Deus.

Em Cristo Jesus,
Pr. Artur Eduardo

Nenhum comentário:

Ofertas Exclusivas!!!!